Os 650 anos do nascimento de S. Nuno de Santa Maria foram assinalados a 24 de Junho e a vila de Cernache vestiu-se de festa para homenagear o Santo Condestável, natural desta vila. A homenagem começou pela inauguração do Centro Escolar S. Nuno de Santa Maria, presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo que, conjuntamente com o director do Agrupamento de Escolas da Sertã, Alfredo Bernardo Serra e com os presidentes da junta e da câmara, Diamantino Calado Pina e José Farinha Nunes, respectivamente descerraram a placa inaugural.
O momento seguinte foi para falar de educação e Diamantino Calado Pina, presidente da Junta de Freguesia, recordou o seu desacordo pelo fecho das escolas da Quintã e Casal da Madalena, actos que “contribuíram ainda mais para a desertificação do interior”. Recordou o factor educação, “essencial para o crescimento de um país” e terminou dizendo que este “deve ser uma referência na freguesia, não apenas um espaço ocupado por um edifício mas também como um local cativador dos alunos e catalizador de aprendizagens úteis para a vida” esperança de que este estabelecimento de ensino seja uma referência na freguesia.
Quanto ao presidente de câmara José Farinha Nunes, acrescentou aos discursos anteriores que esta obra vem reforçar o potencial escolar que a vila de Cernache sempre assistiu, pois “aqui se educaram grandes homens, daqui partiram para o mundo grandes missionários”. “A educação será sempre vista como o que de mais importante realiza a sociedade e dela dependem as gerações seguintes e por conseguinte o evoluir dessa mesma sociedade”. É assim “responsabilidade do poder instituído” contribuir para que isso aconteça, complementou.
Com Rádio Condestável