450 anos da confraria da Rainha Santa Isabel

Para assinalar os 450 anos da sua fundação, a Confraria da Rainha Santa Isabel (Coimbra) promove uma exposição documental e bibliográfica em que dá a conhecer cerca de 60 documentos e obras valiosas da Confraria, do Arquivo da Universidade de Coimbra, da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e do Museu Nacional de Machado de Castro.

A exposição inicia-se hoje, 15 de Julho, e prolonga-se até 29 de Outubro. E está patente na Sala D. João III do Arquivo da Universidade de Coimbra.

O espólio em exposição, constituído por documentos, em papel e em pergaminho, códices, ícones, medalhas, artefactos, fotografias, obras impressas e cartazes está organizada em seis temáticas: antigo e o novo Mosteiro de Santa Clara, o Culto à Rainha Santa Isabel, a Real Confraria da Rainha Santa Isabel, a Confraria e os Confrades, a Assistência Social da Confraria, a produção editorial sobre a Rainha Santa e a Confraria.

Salientamos a descrição da primeira abertura do túmulo da Rainha Santa, onde os médicos presentes narram as suas impressões sobre o excelente estado de conservação em que encontraram o corpo; os primeiros estatutos da Confraria da Rainha Santa Isabel, publicados em 1560; as assinaturas autógrafas dos Reis D. Luís, D. Maria Pia, de D. Carlos, D. Amélia e de D. Manuel II no livro de honra da Confraria; uma carta do escultor Teixeira Lopes a informar, em Janeiro de 1896, que continua a trabalhar na “estátua” da Rainha Santa e um Missal do séc. XVII forrado com parte do veludo que serviu de cobertura ao rosto da Rainha Santa depois da primeira abertura.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top