4171 Presentes solidários para países lusófonos

Campanha de 2008 da FEC supera vendas. Países lusófonos recebem presentes e estimulam economia local Um total de 4171 presentes é o resultado final da campanha Presentes Solidários 2008, da Fundação Evangelização e Culturas. De um total de sete presentes disponíveis, o mais requesitado foi o kit Mochila e Estojo Escolares para São Tomé e Príncipe com um total de 1328 compras. O segundo mais comprado foram os cobertores, um total de 1160, cujo montante segue para Moçambique. Angola vai receber o equivalente a 489 Chapas de Zinco, enquanto que Timor-Leste recebe 396 Kits de Construção. 331 Maletas de Parto foram compradas para a Guiné-Bissau, 290 Passes Escolares vão permitir a deslocação de crianças em Cabo-Verde. Por último, o Brasil vai ter 177 Filtros de Água. Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA dá conta que a segunda fase da campanha tem agora o seu início. “Cada país vai receber o valor angariado, a entregar aos nossos parceiros no terreno que, localmente, irão proceder à aquisição dos bens e distribuí-los pelos respectivos destinatários, no contexto de projectos e acções de promoção do desenvolvimento junto das populações com as quais trabalham”. “Contamos, a seu tempo, divulgar textos, imagens e vozes relativos a essa fase de entrega dos presentes dando conta da sua importância para as comunidades beneficiadas”, explica o comunicado. A organização sublinha que “mesmo numa altura de crise generalizada, esta campanha conseguiu superar os números conseguidos nas campanhas anteriores e assim contribuir para um Natal realmente mais solidário”. Em 2007, a campanha vendeu cerca de 2900 presentes. Esta iniciativa da FEC vai ao encontro da “necessidade urgente de trabalhar por um desenvolvimento global justo e fraterno”. A organização sublinha que o sucesso da campanha mede-se “não só pelo montante monetário angariado, mas também pela sensibilização da opinião pública em geral que, por meio desta campanha, toma conhecimento de necessidades concretas em comunidades lusófonas e envolve-se neste desafio urgente de verdadeira solidariedade”. De 11 de Novembro de 2008 a 6 de Janeiro de 2009, foram cerca de 1000 pessoas que aderiram a esta campanha. A organização destaca o envolvimento de “inúmeras escolas que procuraram dinamizar esta campanha junto dos seus alunos, promovendo também este dinamismo de solidariedade no processo de formação das nossas crianças e adolescentes”. A Fundação Evangelização e Culturas assume-se como a plataforma da Igreja Portuguesa para o relacionamento com as Igrejas Lusófonas e pretende desempenhar um papel importante na dinamização e sensibilização da sociedade portuguesa para o desafio da cooperação e do desenvolvimento dos países lusófonos.

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Agência ECCLESIA

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