34 crianças ensaiam Hino para receber Bento XVI

Academia de Música de Santa Cecília acolhe Bento XVI no aeroporto e toca na eucaristia no Terreiro do Paço

[[a,d,1011,Academia de Música de Santa Cecília]]É a voz de 34 crianças da Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa, que Bento XVI vai escutar assim que no dia 11 de Maio, chegar a Portugal para uma visita apostólica de quatro dias.

A tarefa de selecção do pequeno grupo, entre os 600 alunos que estudam neste estabelecimento de ensino, não foi uma tarefa fácil. Paula Nunes, maestrina do coro e também professora na Academia de Música explica que necessitavam de um coro misto “com baixos e tenores”.

“Recorremos aos alunos que fizeram já a mudança de voz e por isso optámos por crianças entre os 10 e os 17 anos”, indica.

[[a,d,1009,Professora Paula Nunes da Academina de Música de Santa Cecília]]Quatro vezes por semana os alunos abdicam da sua hora de almoço para o ensaio do hino composto pelo Pe. António Cartageno. Com o objectivo de mostrar “também a boa música portuguesa e o que de melhor fazemos, estamos a ensaiar também o «Aleluia» de Manuel Mendes”, explica Paula Nunes.

O convite para acolherem Bento XVI no aeroporto de Figo Maduro foi “uma honra muito grande”.

Para Paula Nunes o convite é também um reconhecimento ao trabalho realizado todos os dias pelos alunos. “Quando aparece uma oportunidade para os alunos mostrarem o talento que advém dos sacrifícios feitos ao longo de tantos anos, eles percebem que o sacrifício vale a pena”.

O futuro músico Frederico Paixão afirma que quando recebeu a carta com a indicação do seu nome para integrar o coro se sentiu lisonjeado.

“Somos só 34 no coro e a escola tem 600 alunos. Senti-me lisonjeado porque é uma ocasião importante”.

Também a futura cantora de ópera Rafaela Albuquerque dá conta do empenho geral de todos os alunos. “Não me custa dispensar os almoços e abdicar de algumas aulas. É feito com muita paixão e entrega”.

[[a,d,1010,Rafaela Albuquerque]]Estar com o líder religioso dos católicos é também para alguns alunos um factor de maior entusiasmo. Rafaela diz que acrescido ao “prazer que tenho em cantar” estar com uma “pessoa que os católicos têm muito em conta é muito importante”.

Toda a comunidade escolar está “movimentada” em torno da visita apostólica a Portugal. Por toda a escola são visíveis os cartazes a anunciar a chegada do Papa.

Paula Nunes explica que antes do convite para o coro estar presente no aeroporto, “já nos tínhamos inscrito para a caminhada”, a decorrer no dia 11 entre a Avenida da Liberdade e o Terreiro do Paço.

A Orquestra da Academia de Música de Santa Cecília foi também convidada para acompanhar as 200 vozes que vão animar a eucaristia no Terreiro do Paço.

Esta reportagem vai ser transmitida no programa de rádio da Igreja Católica na Antena 1 no próximo dia 3.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR