D. Nuno Almeida desafiou padres a executar «partitura» do Evangelho
Bragança, 12 jul 2023 (Ecclesia) – O Bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, esteve reunido esta terça-feira, pela primeira vez, com o clero da diocese, a quem pediu para executar juntos a “partitura” do Evangelho.
“Somos todos diferentes, mas temos uma ‘partitura’ para executar com empenho, harmonia e beleza. Sabemos bem que essa ‘partitura’ é o Evangelho”, disse D. Nuno Almeida, segundo nota publicada online.
No alicerce da “identidade relacional” e do “ministério sinodal” do clero está a “permanente conversão” ou “afinação” pelas palavras de Jesus Cristo.
“Afinação” da maneira de pensar, da maneira de sentir e de agir porque “não há crescimento pessoal, nem renovação pastoral sem permanente conversão ao Evangelho”, sublinhou o prelado no encontro realizado no Dia de São Bento, padroeiro da Diocese de Bragança-Miranda, no Seminário Diocesano de São José.
Para D. Nuno Almeida, a formação “não terminou no dia da ordenação sacerdotal”, por isso apela à formação permanente que é “uma atitude de disponibilidade a renovar continuamente a vida espiritualmente, culturalmente, teologicamente e pastoralmente”.
“Rezar juntos, refletir, partilhar experiências, criar comunhão e voltar com um novo alento para a missão” leva a uma renovação “existencial e pastoral”, frisou o bispo diocesano.
O bispo de Bragança-Miranda convida também o clero da diocese a construir comunidades “vivas e operantes” com uma “espiritualidade aberta ao mundo”.
A cultura do encontro e do diálogo ajuda a transformar “sempre os conflitos numa etapa para a comunhão”, acrescentou.
LFS/OC