2025: Jubileu marcou «ano muito intenso de passagem de testemunho», destaca D. José Tolentino Mendonça

Cardeal português, que organizou três celebrações jubilares em Roma, lembra «surpresa da partida» do Papa Francisco e chegada de Leão XIV

Foto: Vatican Media

Lisboa, 03 jan 2026 (Ecclesia) – O prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação (Santa Sé) fez “um balanço muito positivo” do Ano Santo 2025, destacou os dois Papas deste Jubileu da Esperança, e os “largos milhões de peregrinos que foram a Roma”.

“Vivemos, neste ano jubilar, a surpresa da partida do Papa Francisco, a chegada do Papa Leão XIV, um ano muito intenso de passagem de testemunho, de aprofundamento da Esperança”, disse D. José Tolentino Mendonça, em declaração aos jornalistas.

A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, dedicado ao tema da esperança, por iniciativa do Papa Francisco, que faleceu a 21 de abril, e que foi continuado no pontificado de Leão XIV.

“Um balanço muito positivo, foram largos milhões de peregrinos que foram a Roma, as diversas iniciativas foram momentos muito importantes”, realça o cardeal português.

Como prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, D. José Tolentino Mendonça teve a “responsabilidade” de organizar três jubileus: o Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura (15 a 18 fevereiro de 2025), que presidiu perante participantes dos cinco continentes; o Jubileu do Desporto (14 e 15 de junho de 2025), onde participou o treinador de futebol Sérgio Conceição, e uma jovem portuguesa venceu uma categoria de um concurso de fotografia do Vaticano, e o Jubileu do Mundo Educativo (27 de outubro a 1 de novembro 2025), presididos pelo Papa Leão XIV.

“A nossa perceção é extraordinariamente positiva, quer pelo número, quer pela qualidade dos participantes. As reações mostram-nos que é muito importante criar rede, é muito importante valorizar a inteligência coletiva, que não seja só a inteligência artificial a predominar as nossas agendas e a visão do futuro”, explicou.

“Que nós tenhamos de facto a perceção que, sendo comunidade e reforçando as dinâmicas comunitárias, as nossas sociedades se fortalecem e vencem melhor os desafios muito importantes que têm para viver” – D. José Tolentino Mendonça

O Papa Leão XIV vai presidir ao encerramento deste Ano Santo, o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja Católica, esta terça-feira, dia 6 de janeiro de 2026, iniciativa que terminou nas dioceses por todo o mundo a 28 de dezembro de 2025.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top