2025: Arcebispo de Braga aponta ao Jubileu na mensagem de Ano Novo

D. José Cordeiro afirma que a esperança «é uma dádiva de Deus»

Braga, 31 dez 2024 (Ecclesia) – O arcebispo metropolita de Braga, D. José Cordeiro, divulgou hoje a mensagem para o Ano Novo, apontando ao Jubileu 2025.

“Este ano é jubilar e somos chamados a ser peregrinos de esperança. A esperança é uma virtude que requer exercício, mas é principalmente uma virtude teologal que tem Deus como fundamento. É uma dádiva de Deus”, afirmou D. José Cordeiro, na mensagem vídeo enviada à Agência ECCLESIA.

O Jubileu 2025, 27.º jubileu ordinário da história da Igreja Católica, iniciou-se a 24 de dezembro, com o Papa a presidir à Missa com a abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Já as dioceses católicas de Portugal assinalaram este domingo, em todas as catedrais, o início do Ano Santo 2025, centrado na temática da esperança, conforme determinado pelo Papa na bula ‘Spes non confundit’ (A esperança não desilude).

“Na abertura do novo ano, sonhamos e pedimos mais e melhor. Seria bom que fôssemos mais e melhores construtores de paz, de justiça, de verdade, de amor, de fraternidade”, disse ainda D. José Cordeiro.

No final da mensagem, o arcebispo desejou um “feliz ano” e um “bom jubileu”.

O Papa Bonifácio VIII instituiu, em 1300, o primeiro ano santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixado de 25 em 25 anos.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR