Sérgio Mouta, Comunicação XII ACANAC
Um ACANAC (acrónimo de ACAmpamento NACional) é uma atividade que congrega escuteiros de todo o país (e estrangeiro), a qual tem lugar de 4 em 4 anos, sendo entendida como a grande festa do escutismo em Portugal.
Para melhor descrever uma atividade desta dimensão podemos imaginá-la como uma “cidade de lona”, onde as casas de cimento são tendas de campismo e onde existem todas as infraestruturas necessárias para suportar uma comunidade de 17.000 pessoas durante 7 dias. Teremos montadas cerca de 3.400 tendas (os escuteiros acampam em pequenos grupos, chamados “patrulhas”, que constituem o elemento aglutinador).
Neste acampamento conseguimos o maior número de inscrições de sempre em ACANACs – 17.000 escuteiros. Estes dividem-se em secções etárias, com programas de atividades adaptados a cada uma delas, sendo os Lobitos (6-10 anos) 2.800, os Exploradores (10-14 anos) 5.800, os Pioneiros (14-18 anos) 5.600, os Caminheiros (18-22 anos) 2.100 e os participantes nos serviços (adultos voluntários) 700.
As infraestruturas referidas incluem um hospital de campo, 4 enfermarias nos sub-campos das secções, cozinha e refeitório para fornecer 3 refeições por dia a cerca de 3.400 pessoas (aos Lobitos e aos voluntários adultos que trabalham nos serviços). De salientar a logística da armazenagem e distribuição diária de comida às cerca de 13.600 pessoas que diariamente cozinham em campo. Também a área dos abastecimentos se divide pelas 3 secções (as restantes, para além dos Lobitos), com outras tantas zonas de entrega de alimentos. Prevê-se a distribuição de 306.000 refeições durante o acampamento.
O abastecimento de água, elemento fundamental no verão, foi também reforçado ao nível da capacidade instalada, tendo sido feita uma captação própria, além da construção de dois depósitos suplementares (de 400.000 e 350.000 litros), no sentido de tudo estar preparado para os picos de utilização (por norma no início da manhã a ao final do dia, com os duches). De referir que serão necessários cerca de 255.000 litros de água por dia.
A rede elétrica também foi reforçada, tendo sido alugados geradores, de modo a reforçar zonas específicas do campo (nomeadamente os palcos dos sub-campos e a arena central).
Uma atividade deste género produz muito lixo, estando o ACANAC capacitado para a recolha e separação de 20 toneladas diárias de resíduos, sendo este trabalho realizado em conjunto com os Serviços Municipalizados da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
A preparação desta atividade teve início há cerca de dois anos, tendo envolvido todas as estruturas do CNE, bem como muitas entidades oficiais, uma vez que existe uma grande mobilização de participantes.
Este tipo de atividade tem como finalidades constituir um marco de referência na caminhada escutista de cada participante; proporcionar uma oportunidade educativa única no progresso pessoal de cada participante; promover a partilha de experiências locais/regionais; promover o sentido de corpo do CNE; experimentar novas abordagens pedagógicas.
A nível da organização dos Campos das Secções, estes subdividem-se em unidades orgânicas de menores dimensões, servindo como divisão para a rotatividade nas atividades e dispersão desta enorme massa humana pelos diversos locais de atividade.
O ambiente imaginário é uma ferramenta fantástica para trabalhar com as crianças e jovens, ajudando-nos a sintonizar a criatividade, a explorar e aprofundar conteúdos, a encontrar mais formas de potenciar as aprendizagens, para dar mais sentido ao que fazemos. Na XXII edição do ACANAC festejaremos em torno do lema adotado pela Organização Mundial do Movimento Escutista “Educar para a Vida”, que no seu mais profundo significado nos transporta para a Vida em Cristo. “Eu vim para que tenham a vida, e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). Não uma vida qualquer, mas uma vida plena, total. É esta vida que procuramos. É para esta vida que educamos, pelo que em cada secção etária procuraremos adicionar vida na forma como Escuteiramos:
Subcampo |
Tema |
Imaginário |
Lobitos |
Conhecer + |
Arca de Noé |
Exploradores e Moços |
Descobrir + |
Em busca da Terra Prometida |
Pioneiros e Marinheiros |
Construir + |
Primeiras Comunidades Cristãs |
Caminheiros e Companheiros |
Viver + |
Escolhas |
Atividades nos Oásis |
Muito + |
Tribo de Amazighen |
As atividades propostas para estes dias baseiam-se na proposta educativa aplicada a cada Secção, sendo constituídas essencialmente por jogos.
Este XXII ACANAC terá lugar no CNAE – Campo Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, de 4 a 10 de agosto de 2012, resultado de uma parceria entre o CNE e a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, através da cedência de um espaço de 79 hectares, terreno este que se encontra protocolarmente cedido desde 2005.
A população de Idanha-a-Nova aumenta em 117% durante os dias deste acampamento. Iremos percorrer várias freguesias adjacentes (Oledo, Bemposta, Penha Garcia, Proença-a-Velha, etc), em múltiplas atividades, lançando sobre esta zona um sopro de juventude e alegria constante.
A barragem Marechal Carmona nas proximidades do CNAE, desempenhará um papel importante neste acampamento, estando prevista a passagem diária de cerca de 3.500 pessoas pelas várias atividades náuticas propostas.
De referir que toda esta organização é suportada no trabalho realizado por voluntários adultos, que prescindem das suas férias e de estarem com a família, para darem um verdadeiro exemplo de voluntariado e altruísmo.
Sérgio Mouta
Comunicação XII ACANAC