II Encontro Diocesano de Docentes de EMRC dos Açores
NOTA – SÍNTESE
Realizou-se nas tardes dos dias 15 e 16 de Julho de 2010, no Centro Missionário dos Padres Dehonianos, em São Miguel, o 2º Encontro Diocesano de Docentes de EMRC dos Açores, sob a presidência do Bispo Diocesano D. António de Sousa Braga. Estiveram ainda presentes o Director do Departamento Nacional da Igreja nas Escolas Dr. Dimas Pedrinho e os Directores Diocesanos dos Serviços de Apoio à Pastoral da Juventude e da Família e elementos da Escola Católica da Diocese. O Encontro teve como tema: «O presente e o futuro da disciplina de EMRC nas Escolas dos Açores»
No primeiro dia após um momento de oração e da palavra de abertura pelo Director do Serviço de Apoio à Pastoral Escolar, houve o levantamento pelos presentes das maiores questões dos Docentes de EMRC nos Açores hoje; feito à base de um questionário previamente enviado e também do resultado do trabalho realizado na acção de formação intitulada: «Novos manuais, novas estratégias» que acabava de acontecer.
No segundo dia, de novo, após um momento de oração foi feita uma comunicação sobre a «Missão do Professor de EMRC na actualidade» pelo Dr. Dimas Pedrinho e um testemunho do Padre João Maria Brum, ainda no rescaldo do ano sacerdotal, sobre ser padre e professor. Em seguida houve continuação do debate, discernimento e decisão sobre as 7 propostas de acção, sobre as quais se concluiu o que a seguir se apresenta.
1ª – Pastoral Escolar e trabalho orgânico com outros sectores da Pastoral mormente Juventude, Família e Vocações
Apesar da boa caminhada feita diocesanamente, a vários níveis, constatou-se o pouco trabalho de conjunto em todas as ilhas entre os diferentes sectores da Pastoral.
Dado que nos próximos anos na nossa diocese será feito um trabalho especial sobre a Família e a Juventude identificaram-se várias pistas em que pode haver um trabalho de conjunto; tendo os professores presentes e o Serviço Diocesano da Pastoral Escolar mostrado total disponibilidade para colaboração a vários níveis.
2ª – Disciplina de EMRC nas Escolas dos Açores e a alternativa que está a ser criada
Reflectiu-se sobre a Disciplina de EMRC que tem estatuto próprio, a sua originalidade, as suas finalidades, bem como sobre a opção que agora aparece como alternativa à mesma em cada Escola.
Vendo os aspectos positivos que tem a disciplina alternativa, espera-se que a mesma, que está a ser criada em cada «Unidade Orgânica» contribua para a boa e recta formação pessoal e social dos alunos.
3ª – O Docente de EMRC e a sua missão no presente e futuro
Reflectiu-se muito sobre a missão do professor de EMRC e o perfil preconizado pelo novo programa de EMRC, tendo-se definido o mesmo nas considerações de: O Missionário, o Agente do Estado, o Profissional e o Companheiro.
A visão esclarecida da identidade do Docente de EMRC, na sua recta inserção no mundo das Escola, a sua permanente acção em vários campos, a sua formação contínua actualizada contribuirão para que o mesmo no seu testemunho profissional e como agente eclesial seja um «sinal» evangélico no mundo da Escola.
4ª – Formação Contínua dos Docentes de EMRC
Insistiu-se na necessidade da formação contínua de todos os Docentes de EMRC em todas as ilhas dos Açores, e, fez-se o levantamento das temáticas mais necessárias de serem aprofundadas: tais como «Dinâmicas de grupo», «Estratégias inovadoras em sala de aula» e a Avaliação. Foi votado o tema «Avaliar em EMRC» como o mais necessário a ser aprofundado numa próxima acção de formação contínua.
5ª – Avaliação eclesial e inserção pastoral dos Docentes de EMRC
Os Docentes de EMRC terão cada vez mais de se considerarem Agentes Eclesiais no seu trabalho na Escola e na inserção e trabalho pastoral nas várias instâncias da Igreja.
Neste sentido, vai-se criando por todas as Dioceses de Portugal, e, portanto na nossa também, a necessidade de todos os Docentes de EMRC serem avaliados pelo seu trabalho eclesial, através dos serviços diocesanos que coordenam a presença cristã nas Escolas.
6ª – Coordenação Geral da Pastoral (SDAPE) no todo diocesano e o serviço de coordenação em cada ilha
Insistiu-se na necessidade de consolidar cada vez mais a coordenação da Pastoral Escolar nas vertentes: presença cristã nas Escolas e serviço religioso escolar, através do Docente de EMRC Coordenador ou Representante em cada ilha e sua respectiva equipa.
A coordenação geral da Pastoral Escolar (que na nossa Diocese incluie também a Escola Católica) continuará a ser feita pelo Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar com o seu Director Diocesano.
7ª – A Pastoral Escolar na Diocese e as Orientações Diocesanas
A Pastoral Escolar na nossa Diocese continuará a seguir as orientações pastorais diocesanas de fundo à base das quais, fará o seu programa diocesano anual, tendo em conta também o plano anual do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SNEC) sobre o Ensino da Igreja nas Escolas.
Finalizando o 2º Encontro Diocesano de Docentes de EMRC pode-se afirmar que correu num ambiente de interesse, de diálogo e de grande esperança por relação ao presente e no futuro da disciplina de EMRC nas Escolas dos Açores.
O Encontro terminou com a palavra orientadora do nosso Bispo, e em oração de acção de graças e de bênção.
Ponta Delgada, 16 de Julho de 2010
O Director do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar
Padre José Medeiros Constância