Este ano participaram mais 50 mil pessoas
O «Levanta-te e actua contra a Pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio» contou no ano de 2009 com 147 640 pessoas.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização explica que a iniciativa contou com “mais 50 mil pessoas”, em comparação com o ano passado.
“Estamos à espera da confirmação dos resultados Mundiais, mas sem dúvida que em relação ao ano de 2008 melhorámos em mais 50 mil pessoas a participar activamente para demonstrar que a Sociedade civil quando quer, consegue-se unir em torno de grandes causas”.
A organização «Pobreza zero» pretendeu envolver todas as pessoas a “levantarem-se e a exigir que os seus governos cumpram as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015”.
“Apesar dos sintomas de depressão ligadas à crise”, a organização manifesta a adesão dos portugueses na iniciativa. “Tamanha mobilização é a cima de tudo uma demonstração clara do impacte que pode ter uma acção local e global da sociedade civil”.
A organização relembra que a cada dia que passa, 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema e o fosso entre ricos e pobres é cada vez maior. Por isso apela à alteração e melhoria das “políticas sociais, económicas e culturais no mundo, porque cerca de metade da população mundial vive em situação de pobreza”.
Esta Quarta-feira a organização divulga os números globais.