10 de junho: Emigrantes assinalam 50 anos de Missa em português no Luxemburgo

Comunidades empenham-se na catequese, liturgia e na solidariedade

Esch-sur-Alzette, Luxemburgo, 10 jun 2015 (Ecclesia) – A Igreja Católica acompanha de perto os emigrantes no Luxemburgo, que estão a celebrar o 50.º aniversário da primeira Missa “oficial” em português neste país.

O padre Rui Pedro, missionário scalabriniano, está no Grão-ducado há um ano e meio e encontrou uma comunidade “bem organizada e com meios para desenvolver a missão”.

“É uma comunidade grande e integrada num bairro português, rica ao nível associativa e muito viva com leigos empenhados na catequese, liturgia e na solidariedade”, explicou o sacerdote em declarações à Agência ECCLESIA.

A comunidade de Esch-sur-Alzette situa-se no sul do Luxemburgo e acolhe muitos dos emigrantes portugueses que chegam “pessoas mais simples, sem grande instrução” que procuram a comunidade na ajuda da documentação ao que o centro de escuta social tenta dar resposta.

“Os mais qualificados são mais autónomos, prepararam melhor a sua chegada ao nível de contactos e internet, são independentes ao nível linguístico e esse grupo, devido a não terem ligação com a comunidade (católica) em Portugal, também aqui não a procuram”, esclarece o antigo diretor da Obra Católica Portuguesa de Migrações.

Cerca de 110 mil portugueses vivem naquele pequeno país constituído por meio milhão de habitantes, onde o padre Rui Pedro encontra perto de 2500 pessoas em cada domingo.

Assinalar a primeira Missa, celebrada em língua portuguesa, é um dos objetivos para estes dias, pois foi o “primeiro ato público da pequena comunidade que ali existia”.

“A partir deste dia, um grande momento, a missão católica portuguesa foi crescendo e ganhando visibilidade, tendo agora quatro sedes”, acrescenta.

Um marco na história dos portugueses no Luxemburgo que continuam a celebrar Portugal e o dia 10 de junho através de festas populares e momentos de convívio.

“Um dos atos simples é o de colocar uma coroa de flores no pequeno monumento de Camões que existe aqui no bairro”, sublinha o padre Rui Pedro.

A Igreja Católica, através da Missão Católica de Língua Portuguesa, vai assinalar este domingo o 50ºaniversário da primeira Missa ‘oficial’ da comunidade emigrada no Luxemburgo.

A cerimónia está marcada para a igreja do Sagrado Coração, na capital, com a participação de representações das comunidades católicas portuguesas dispersas pelo país, bem como do vigário-geral, em nome da Arquidiocese do Luxemburgo.

SN/OC

Partilhar:
Scroll to Top