«Zoom in»: Turismo deve ser cada vez mais «sustentável», diz responsável católico (c/vídeo)

Padre Miguel Neto destaca preocupação partilhada com os responsáveis do Vaticano

Tavira, 02 set 2021 (Ecclesia) – O diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) disse à Agência ECCLESIA que o setor deve ser cada vez mais “sustentável”, uma preocupação partilhada pelos responsáveis do Vaticano.

“Desde a primeira hora, existe essa preocupação”, refere o padre Miguel Neto.

O sacerdote da Diocese do Algarve destaca que os esforços da ONPT, em diálogo com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), têm a sustentabilidade como “palavra-chave”.

“É importante que as pessoas, na Igreja, vejam o Turismo como algo que também pode contribuir para a sua sustentabilidade e a da realidade local”, precisa.

O padre Miguel Neto observa que esta dinâmica pode gerar vários postos de trabalho, de forma direta e indireta, admitindo preocupações com o impacto da pandemia.

O entrevistado fala ainda da necessidade de superar o “Turismo de massas, que destrói”, passando para uma atitude “que conserva, que mantém” e valoriza os locais que visita.

“Não podemos continuar a cometer os mesmos erros do passado”, sustenta.

A Agência ECCLESIA apresenta, desde 1 de agosto, o projeto ‘Zoom in’, em colaboração com todas as dioceses de Portugal, sugerindo locais a conhecer e a visitar nas várias regiões do país.

Além da edição digital, os vários destinos são apresentados online nas “Conversas na Ecclesia”, pelas 17h00, e no programa Ecclesia, na Antena 1 da rádio pública, de segunda a sexta-feira, às 22h45.

OC

Partilhar:
Scroll to Top