«Zoom in»: «É necessário abrir as igrejas e torná-las mais acessíveis» – Diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (c/vídeo)

Padre Miguel Neto destaca potencial do património para divulgação da mensagem cristã e para a criação de empregos

Tavira, 01 set 2021 (Ecclesia) – O diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) disse à Agência ECCLESIA que é importante manter as igrejas abertas para promover a aproximação dos visitantes com a cultura cristã.

“É necessário abrir as igrejas e torná-las mais acessíveis”, refere o padre Miguel Neto.

O sacerdote da Diocese do Algarve admite preocupações com a segurança, mas diz que esta deve ser conciliada com a divulgação da “riqueza” que o património representa, para católicos e não só.

“Do ponto de vista de formação sobre a cultura cristã, perdemos um pouco a instrução, a sabedoria” presente nas igrejas, lamenta.

O diretor da ONPT recorda a frase de um bispo, que “não conhecia nenhuma igreja aberta que tivesse sido assaltada”, para sublinhar a necessidade de encontrar pessoas para assegurar a abertura das igrejas e mantê-las seguras, também com recurso à tecnologia.

No Algarve, esta preocupação está na origem de um projeto-piloto que vai permitir criar novos empregos, com atenção particular a pessoas com limitações físicas.

A Agência ECCLESIA apresenta, desde 1 de agosto, o projeto ‘Zoom in’, em colaboração com todas as dioceses de Portugal, sugerindo locais a conhecer e a visitar nas várias regiões do país.

Além da edição digital, os vários destinos são apresentados online nas “Conversas na Ecclesia”, pelas 17h00, e no programa Ecclesia, na Antena 1 da rádio pública, de segunda a sexta-feira, às 22h45.

OC

Partilhar:
Scroll to Top