Vocações: «Todas as idades são boas», afirmou bispo do Algarve, na ordenação de um novo diácono

«[Deus] não olha à nossa idade, olha ao nosso coração» – D. Manuel Quintas

Albufeira, 02 mai 2023 (Ecclesia) – O bispo do Algarve disse que é o Espírito Santo “o autor de todos os dons na Igreja e no mundo” e “o autor do dom ao ministério ordenado”, na ordenação diaconal de Getúlio Bica, este domingo, em Ferreiras.

“É ele que nós hoje vamos evocar sobre o Getúlio para que o consagre a Deus, para que faça dele servidor de Cristo, do Evangelho”, explicou D. Manuel Quintas, divulga o jornal diocesano ‘Folha de Domingo’.

Getúlio Bica, de 43 anos de idade, foi ordenado diácono, rumo ao sacerdócio, pela imposição das mãos do bispo do Algarve, na Eucaristia que presidiu este domingo, 30 de abril, na igreja das Ferreiras, de onde este seminarista é natural.

O bispo diocesano destacou a presença de muitos jovens “e menos jovens” na celebração e pediu a quem já se considera “com uma idade a passar a validade de ser chamados por Cristo” que vejam o exemplo do novo diácono porque “todas as idades são boas”.

Segundo D. Manuel Quintas, Deus “não olha à idade” mas “olha ao coração” de cada um, e pediu aos cristãos algarvios que continuem a rezar pelos seus padres: “Não esmoreçais na oração pelas vocações, nem deixeis de atender o pedido do Senhor da messe. Pedi que mande trabalhadores para a sua messe”.

“Rezai hoje particularmente por mim e por todos os nossos padres, para que Deus lhes retribua o bem que deles recebemos, os torne fortes e firmes na fé, presença de Cristo bom pastor. Rezai de modo particular pelo Getúlio, sobre o qual vamos evocar os dons do Espírito Santo, para que como diácono o habilitem a seguir o caminho de Cristo que veio não para ser servido, mas para servir e dar a vida”, desenvolveu na homilia da celebração, no Domingo do Bom Pastor e Dia Mundial de Oração pelas Vocações, na Igreja Católica.

O bispo do Algarve assinalou a “alegria partilhada” por toda a diocese pela nova ordenação, e sobretudo pela paróquia algarvia que celebrou o 23º aniversário de ereção nesse domingo.

D. Manuel Quintas manifestou “gratidão a Deus pelo dom da vocação que concedeu” a Getúlio Bica e o serviço a que o chama, e “reconhecimento a quantos o acompanharam”, ao longo do seu percurso de formação humana, espiritual, académica e também pastoral.

O jornal ‘Folha do Domingo’ informa que a Eucaristia que foi concelebrada por D. António Carrilho, bispo emérito do Funchal que é natural do Algarve, e vários sacerdotes, incluindo os formadores do Seminário Maior de Évora.

Partilhar:
Scroll to Top