Vocações: «Todas as épocas tiveram homens e mulheres que desejam tocar o eterno» – Padre Nuno Santos

Reitor do Seminário Maior de Coimbra fala do espaço como «uma espécie de oásis» na cidade

Lisboa, 28 abr 2023 (Ecclesia) – O padre Nuno Santos, reitor do Seminário Maior de Coimbra, e frei José Nunes, religioso dominicano, destacaram que em todas as épocas há quem troque ‘o instante pelo eterno’, o tema da Semana de Oração pelas Vocações 2023.

“Há sempre grupos muito diferentes e pessoas muito diferentes, mas todas as épocas tiveram esse espaço de homens e mulheres que desejam tocar o eterno”, assinalou o sacerdote da Diocese de Coimbra, em declarações à Agência ECCLESIA

Sobre o tempo atual e o seu “enquadramento”, o padre Nuno Santos assinala que se vive “a uma velocidade estonteante, muito estimulados também pelas redes sociais, pelos contactos rápidos”, as mensagens, e, às vezes, é preciso um “certo desligar destas conexões que aceleram os dias”, que distraem daquilo que são “dimensões mais profundas, contemplativas”.

O frei José Nunes, da Província Portuguesa da Ordem Dominicana, observa que, em as épocas, “há demasiadas distrações, solicitações”, para não se viver o essencial de cada momento, de cada dia, por isso, vive-se “muito a superficialidade das coisas, o instante e não o eterno”.

Neste contexto, o religioso da Ordem dos Pregadores afirma que nos jovens, na nova geração “há, sem dúvida”, sensibilidade para criarem espaço e valorizar propostas para além do efémero, lembrando que está ligado a dois colégios e participou, recentemente, “numa atividade de serviço aos outros numa aldeia”.

O reitor do Seminário Maior de Coimbra, o padre Nuno Santos, salienta que estão a fazer um caminho, já com algumas propostas, para serem “uma espécie de oásis no meio de uma cidade como Coimbra”, onde as pessoas podem chegar e nos “espaços de contemplação”, os jardins, o baloiço, “respirar um pouco desse silêncio e eternidade que também se revela em muitos contextos como a natureza”.

Em Portugal, a Igreja Católica está a promover a Semana de Oração pelas Vocações 2023, com o tema ‘Troquemos o instante pelo eterno’, entre de 23 a 30 de abril, no contexto do 60.º Dia Mundial das Vocações, que se celebra este domingo.

“Esta Semana de Oração pelas Vocações há de ser uma oportunidade para reconhecer e agradecer a vocação que cada um de nós tem. E depois, também será um estímulo para pensarmos como alimentar esta vocação que temos, e como é que na prática vamos trocando o instante pelo eterno”, disse o padre Nuno Santos.

Os diversos subsídios para viver e celebrar a Semana das Vocações 2023, como uma vigília de oração, um encontro para jovens e adolescentes, preces, a oração e o terço – foram preparados pelo Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações de Coimbra.

“Um conjunto de propostas que vão ficando e vão sendo referência. Fizemos um conjunto de pequenos vídeos com membros do Secretariado da Pastoral Vocacional falando das diferentes vocações: Familiar, laical, laical consagrada, presbiteral, para dar esse espectro alargado da vocação”, explicou o sacerdote, no programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2.

O padre Nuno Santos destaca também que quiseram marcar “muito esta reflexão” a partir de uma música”, com a letra de um hino da Liturgia das Horas, “bastante interessante e bonito, mas profundo”, e música de um artista da região de Coimbra, e que “tem sido enquadrada na preparação e vivência da Jornada Mundial da Juventude”.

No contexto da JMJ Lisboa 2023, de 1 a 6 de agosto, o frei José Nunes salienta que “o instante é maravilhoso”, que vai ser uma “festa de arromba”: “Graças a Deus que os jovens que vão participar vão-se sentir maravilhados, mas aquilo tem que ser a experiencia do eterno, as Jornadas acabam dia 6 mas o eterno não acaba”.

O Papa assumiu, na mensagem para o 60.º Dia Mundial das Vocações, a sua “alegria” pelo encontro com os jovens de todo o mundo, na JMJ Lisboa 2023, convidando-os a ter “corações ardentes e pés a caminho”.

HM/CB

Partilhar:
Scroll to Top