Vida Consagrada: Padre Adelino Ascenso é o novo presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal

No triénio 2023-2026 o organismo vai ter como vice-presidente a irmã Ângela Coelho

Foto: Cirp – Da esquerda para a direita: Ir. Célia Cabecinhas – vogal; Ir. Ângela Coelho – Vice-Presidente; P. Adelino Ascenso – Presidente; Ir. Maria Alzira Ferreira – Vogal; P. Rui Santiago – Vogal

Fátima, 28 abr 2023 (Ecclesia) – A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) elegeu o padre Adelino Ascenso, missionário da Boa Nova, como presidente para o triénio 2023-2026.

Segundo comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA o “padre Adelino Ascenso assume a presidência da direção da CIRP para o triénio 2023-2026, sendo a vice-presidente a irmã Ângela Coelho”, religiosa da Aliança de Santa Maria e vice-postuladora da Causa de Beatificação e Canonização da Serva de Deus Lúcia de Jesus.

A direção conta ainda com a irmã Célia Maria Pedrosa Cabecinhas, a irmã Alzira Rodrigues Ferreira e o padre Rui Santiago, como vogais. 

Já o Conselho Fiscal é composto pela “irmã Maria Conceição Fernandes, presidente, irmão António Leal Jorge, secretário e a irmã Maria de Fátima Machado, vogal”.

O comunicado informa ainda que a CIRP criou “uma assessoria da comunicação e quer desenvolver novas redes de comunicação (CIRP- Institutos)”.

Após a sua Assembleia-Geral, que decorreu desde quinta-feira, em Fátima, a CIRP renovou o “compromisso perante as pessoas vítimas de abusos sexuais”, e a confiança no Grupo Vita, como “excelente parceria neste esforço”.

“Repetimos o nosso compromisso com as pessoas vítimas de abusos sexuais e de todas as outras formas de abuso, unindo-nos à sua dor, que fazemos nossa e comprometendo-nos a dar-lhes sempre mais voz, lutando a seu lado para que tenham mais vez”, pode ler-se no comunicado.

A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) é um organismo de direito pontifício que integra 132 Institutos Religiosos e Sociedades de Vida Apostólica existentes em Portugal (94 femininos e 38 masculinos), visando realizar um trabalho de coordenação e auxílio mútuo entre eles.

SN

Igreja/Abusos: Comissão Independente identificou 17 alegados abusadores em Institutos Religiosos de Portugal

Partilhar:
Scroll to Top