Viseu: Jovens do arciprestado da Beira Alta recordaram a JMJ

Viseu, 06 mar 2024 (Ecclesia) – O Arciprestado da Beira Alta, Diocese de Viseu, promoveu, em Mangualde, um acantonamento de jovens, nos dias 01 e 02 de março, onde se realizaram várias atividades e que serviu também para recordar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A iniciativa, que contou com a participação de 80 jovens, “superou as expectativas, não estávamos à espera de receber tantos jovens, o que foi muito positivo”, referiu o padre Paulo Domingues ao gabinete de informação da Diocese da Viseu.

O primeiro dia ficou marcado pela oração com cânticos Taizé e, no segundo dia, os jovens experienciaram momentos de catequese, visitaram lares e participaram na celebração da missa presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano.

Durante a homilia, o bispo deu os parabéns aos jovens que encheram a igreja, vindos dos diversos concelhos que constituem o Arciprestado da Beira Alta: Fornos de Algodres, Penalva do Castelo, Mangualde e Nelas.

“Temos aqui nestes bancos o futuro da Igreja. Sonho com uma Igreja viva, dinâmica e todos devemos trabalhar para isso, sem que ninguém fique de fora”, frisou.

No final da cerimónia, o padre Paulo Domingues apresentou cada um dos jovens participantes, que ofereceram a camisola da Pastoral Juvenil do Arciprestado da Beira Alta a D. António Luciano, que terminou a sua intervenção com um apelo: “fazei da diocese uma diocese viva e jovem.

O acantonamento terminou com o recordar da Via-Sacra que se viveu no Parque Eduardo VII, aquando da Jornada Mundial da Juventude.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top