Viseu: Dinâmica para a Quaresma convida à «esperança»

Viseu, 12 fev 2021 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu preparou uma caminhada quaresmal, com a qual espera fortalecer as comunidades “como lugares de esperança”, a partir do exemplo de S. José.

“Reconhecemos que não é fácil falar em esperança, comunidade e caminho, quando a pandemia nos confina, cansa e separa uns dos outros… Numa perspetiva de fé, estes sentimentos não andam muito distantes daqueles que o Povo de Israel viveu durante o seu caminho para a terra prometida (Êxodo)”, explica a Vigararia da Pastoral da Diocese de Viseu.

A proposta diocesana parte de quatro verbos, atitudes, – “formar, rezar, celebrar e viver” – para que os batizados, de todas as idades, pessoal ou comunitariamente, “possam viver a Páscoa como encontro com Jesus Ressuscitado”.

“A esperança não engana” (Rom 5,5) é o tema da dinâmica da Diocese de Viseu para a Quaresma 2021, que tem como subtema “com São José acolhemos Jesus, salvador do mundo”.

A Vigararia da Pastoral apresenta um itinerário semanal concretizado num ‘Diário de bordo’ onde a partir de uma passagem bíblica e com o exemplo de S. José os diocesanos são convidados a responderá ao convite: “Como podes cuidar da tua vida, partilhar a fé (família, amigos, Igreja) e permitir que Jesus não fique apenas na tua vida, mas também chegue aos outros”.

A Diocese de Viseu vai marcar a caminhada da Quaresma com um momento de oração semanal, o ‘Orar conVida’, todas as sexta-feira, às 21h15, a partir da plataforma Zoom.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que se inicia com a celebração das Cinzas (17 de fevereiro, em 2021), marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, este ano a 4 de abril.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top