Viseu: Bispo presidiu à Eucaristia de abertura do ano da Associação Cristã de Empresários e Gestores

«Somos construtores de uma casa onde não queremos que falte nada», afirmou D. António Luciano sobre a associação e a Igreja Católica

Foto: Diocese de Viseu

Viseu, 25 out 2024 (Ecclesia) – O bispo de Viseu presidiu à Eucaristia de início do novo ano pastoral da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), esta quinta-feira, dia 24 de outubro, na igreja do Seminário Maior.

“Vós como empresários e também autarcas, que estais hoje aqui, e nós Igreja somos também construtores de uma casa onde não queremos que falte nada”, disse D. António Luciano, informa a Diocese de Viseu em nota enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo de Viseu destacou a importância do trabalho da Associação Cristã de Empresários e Gestores no mundo empresarial, na criação de postos de trabalho que permite a “quem trabalha que tenha o seu pão”, e na defesa dos direitos e deveres dos trabalhadores.

D. António Luciano referiu também a importância da presença da Igreja nestas estruturas “que dão consistência ao mundo”, como a ACEGE, salientando que os valores cristãos estão sempre ao serviço da humanidade para a construção de um mundo melhor e mais justo.

A inteligência artificial foi um dos temas abordados pelo bispo diocesano que se mostrou “apreensivo” com o seu avanço porque, ao longo dos próximos anos, pode “extinguir muitos postos de trabalho” e pediu “às empresas para inovarem e abrirem novos horizontes”.

“Temos de criar e tentar de novo, porque todos juntos podemos ter horizontes de esperança”, explicou.

Na Missa, concelebrada pelo assistente espiritual da ACEGE, o padre Manuel Alberto Figueiredo, o bispo de Viseu felicitou a associação pela sua missão, e realçou que “um empresário ou empresária também precisa de rezar e receber a luz do Espírito”.

“Que Deus ajude e abençoe o vosso trabalho, em particular esta missão da ACEGE que é tão importante em Portugal e que nós temos de acarinhar e fazer crescer.”

Foto: Diocese de Viseu

O núcleo de Viseu da ACEGE existe há 10 anos, segundo o seu presidente, José Coelho, tem a nível distrital cerca de 32 sócios e encontra-se em fase de crescimento.

A nota destaca que a Associação Cristã de Empresários e Gestores reúne empresários empenhados em promover os valores cristãos, aborda nas suas iniciativas temas como a importância do pagamento pontual e o combate à pobreza, intervindo no mundo do trabalho empresarial, nomeadamente na promoção da solidariedade e no apoio social.

A Diocese de Viseu informa que neste ano de trabalho/pastoral de 2024/2025 estão a preparar “várias conferências destinadas aos empresários e também à comunidade em geral”, onde vão ser abordados temas como “economia e finanças, desenvolvimento da economia europeia e mundial, sustentabilidade, gestão, literacia financeira, conciliação trabalho e família.

A ACEGE, constituída em 1952, sob a denominação UCIDT – União Católica de Industriais e Dirigentes de Trabalho, é uma associação sem fins lucrativos e tem personalidade jurídico-canónica e civil, nos termos do artigo 10 da Concordata entre a Santa Sé e o Estado Português e do Cânone 215 do Código de Direito Canónico.

No contexto do Jubileu da Esperança, no Ano Santo 2025, a Associação Cristã de Empresários e Gestores vai realizar uma peregrinação a Roma, de 3 a 5 de maio.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top