Sínodo 2024: Prefeito da Doutrina da Fé reuniu-se com participantes do Sínodo para debater papel das mulheres na Igreja

Cardeal Fernández insiste que ideia do diaconado feminino precisa de amadurecimento

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Cidade do Vaticano, 25 out 2024 (Ecclesia) – O prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé (Santa Sé) reuniu-se na tarde de quinta-feira com cerca de uma centena de participantes no Sínodo, para debater o papel das mulheres na Igreja.

O portal de notícias do Vaticano refere que o cardeal Victor Fernández apelou a um trabalho conjunto para “dar mais espaço e poder às mulheres”, abordando ainda os trabalhos do “Grupo 5”, um dos dez criados pelo Papa após a primeira sessão sinodal, em 2023.

Em cima da mesa esteve a questão do acesso das mulheres ao diaconado, com o cardeal argentino a sublinhar que esta é uma ideia que precisa de amadurecimento.

Segundo o Vaticano, na primeira parte do encontro D. Victor Fernández explicou que o Dicastério está “empenhado em aprofundar o tema do papel das mulheres e explorar novas possibilidades de ministérios dedicados a elas”, alargando o âmbito das pessoas consultadas, para esse fim.

O colaborador do Papa alertou para soluções “clericalizadas”, convidando a aprofundar o debate sobre as “diferenças entre ordem sagrada e poder”, permitindo confiar às mulheres papéis de liderança na Igreja.

OC

Sínodo 2024: «Pensar no diaconado para algumas mulheres não resolve a questão dos milhões de mulheres na Igreja» – Cardeal Victor Fernández

Partilhar:
Scroll to Top