Vila Real: Bispo pede padres com estilo sinodal para «profunda renovação» na Igreja

D. António Augusto Azevedo alerta para visões do sacerdócio como «privilégio»

Foto: Diocese de Vila Real (arquivo)

Vila Real, 28 mar 2024 (Ecclesia) – O bispo de Vila Real convidou hoje os padres da diocese a aderir ao estilo “sinodal” proposto pelo Papa, para promover uma “profunda renovação” na Igreja.

“Um estilo que promove a corresponsabilidade com os leigos, tendo em conta a realidade concreta das várias comunidades, grupos e organismos eclesiais. Um estilo que valoriza e reforça a comunhão com o bispo e com os demais presbíteros e a relação com os outros ministérios e carismas”, precisou D. António Augusto Azevedo, na homilia da Missa Crismal a que presidiu na catedral diocesano.

O responsável católico sublinhou que “uma Igreja mais sinodal pressupõe um ministério sacerdotal mais sinodal”.

A intervenção, enviada à Agência ECCLESIA, referiu-se à renovação das promessas sacerdotais, que acontece neste dia, como um momento para “tomar consciência e reforçar os propósitos manifestados no dia da ordenação”.

“A passagem do tempo, o cansaço ou a rotina, porventura algumas feridas ou desilusões que fomos acumulando durante o caminho, não podem desviar-nos ou fazer esquecer o essencial do nosso ministério. É tudo isso que aprendemos hoje, mais uma vez, com Jesus”, apontou.

O bispo de Vila Real convidou cada sacerdote a estar “disponível para servir uma Igreja em saída, sem medo do mundo”.

“O ministério do presbítero não pode ser reduzido a um direito próprio, um privilégio ou função exercida em benefício pessoal. Esta visão mundana deve ser superada pela abertura à ação do Espírito, cultivada através de uma intensa vida espiritual”, sustentou D. António Augusto Azevedo.

A homilia alertou ainda para as “armadilhas do individualismo, do autoritarismo e da autossuficiência, que habitualmente acabam por conduzir à frustração e ao vazio”.

Tendo presente as situações difíceis que tantos enfrentam, de solidão, isolamento, doença e outras, como Bispo desta diocese recomendo às comunidades cristãs, como fez a assembleia sinodal, que apoiem os sacerdotes com a sua oração, a amizade e colaboração”.

Na manhã de Quinta-feira Santa, os padres das várias dioceses do mundo reúnem-se em volta dos seus bispos, para a celebração da chamada Missa Crismal, em que são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma, utilizado na celebração de vários sacramentos.

OC

Vila Real: Homilia de D. António Augusto Azevedo na Missa Crismal

 

Partilhar:
Scroll to Top