Vida Consagrada: «Sê próximo e amigo dos jovens», disse D. Joaquim Mendes ao novo sacerdote salesiano (c/ vídeo)

Bispo Auxiliar de Lisboa presidiu à ordenação sacerdotal de Diogo Almeida

DR

Lisboa, 05 jun 2021 (Ecclesia) – D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, presidiu este sábado à ordenação sacerdotal de Diogo Almeida, da Congregação dos Salesianos, e pediu a “escuta aos jovens” e a “humildade” no sacerdócio.

“O salesiano presbítero tem um modo específico de ser, de seguir a Cristo, de exercer o ministério sacerdotal e uma referência: São João Bosco. Embora enviado a todos, tem também destinatários específicos: os jovens”, afirmou D. Joaquim Mendes na homilia da Missa de ordenação sacerdotal.

“Ao estilo salesiano, procura partilhar com eles e com todos aqueles a quem o Senhor te enviar, a experiência da plenitude de vida que brota da tua configuração quotidiana com Cristo, conduzindo-os ao encontro do Bom Pastor, rosto e revelação do Pai”, acrescentou

O Bispo Auxiliar de Lisboa pediu ainda que, “na escola de D. Bosco”, Diogo Almeida possa “exercitar cada dia a missão de apascentar os cordeiros”, imagem escolhida para a consagração sacerdotal.

D. Joaquim Mendes destacou ainda que “ser padre não é uma questão de candidatura, de currículo, de concurso, de carreira, de gosto ou desejo, mas é uma escolha gratuita, misteriosa e surpreendente de Deus”.

“A vocação ao ministério sacerdotal é um segredo que está no coração de Deus desde sempre e que se revela no devido tempo, a quem Ele quer, quando quer e como quer. Brota de um encontro com Deus e com a Palavra que Ele dirige. Ela nasce, revela-se, aprofunda-se no diálogo e na intimidade entre Deus e aquele que Ele elege para o ministério”, afirmou.

D. Joaquim Mendes, também salesiano, recordou que São João Bosco “foi ordenado sacerdote no dia 5 de junho”, no ano de 1841, e tinha uma vida “cheia de sonhos e propósitos inspirados na caridade”.

“Também no teu coração, caríssimo Diogo, há sonhos, propósitos, inspirações e alegrias que partilhamos contigo neste dia grande e marcante da tua existência”, acrescentou D. Joaquim Mendes.

Diogo Almeida, natural de Moimenta da Beira, na diocese de Lamego, foi este sábado ordenado sacerdote da Congregação dos Salesianos, na igreja da Boa Nova, Estoril, no Patriarcado de Lisboa, numa celebração transmitida no canal do Youtube dos Salesianos.

SN

Partilhar:
Scroll to Top