Vida Consagrada: Irmãs Hospitaleiras elegeram uma nova superiora geral

Irmã Idília Maria Carneiro vai suceder a Anabela Carneiro, sua «irmã de sangue»

Foto: Irmãs Hospitaleiras

Roma, 22 mai 2024 (Ecclesia) – A irmã Idília Maria Carneiro foi eleita como nova superiora geral das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, no 22.º capítulo geral da congregação que está a decorrer em Roma, até domingo.

“A comunidade das irmãs, depois de um processo de discernimento, elegeu-me como Superiora Geral. E ainda com um misto de sentimentos dentro de mim, quero agradecer-vos as vossas orações, a vossa presença amiga ao longo deste tempo de Capítulo e, sobretudo, por continuarem a confiar a Deus este caminho que estamos a fazer como congregação, como família hospitaleira”, disse a irmã Idília Maria Carneiro, nas suas primeiras palavras à congregação religiosa, enviadas à Agência ECCLESIA.

A nova superiora geral das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, que vai desempenhar estas funções nos próximos seis anos, de 2024-2030, era a vigária provincial de Portugal.

Foi eleita no XXII Capítulo Geral, a reunião magna da congregação que está a decorrer em Roma, com 34 participantes, desde 24 de abril, com o tema ‘Revesti-vos de Sentimentos de Misericórdia’.

A irmã Idília Maria Carneiro nasceu em Moçambique, em 1966, e entrou para a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em 1984, tem uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos (2004), é mestre em Espiritualidade e Ética na Saúde (1997-2000), e licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa (1988-1993).

Segundo a nota recebida, a experiência da superiora geral eleita tem sido no “domínio da gestão e acompanhamento da missão hospitaleira”, e na animação da Província e Comunidades de Portugal, desde 2018, era a vigária provincial, e coordenava as Unidades de Saúde Hospitaleiras da Província; foi também superiora da Comunidade de Idanha (2012-2018) e superiora da Província Portuguesa das Irmãs Hospitaleiras (2006-2012), e diretora geral das irmãs em Braga | Casa de Saúde do Bom Jesus (1997-2000), entre outras funções.

A nova responsável mundial das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, a irmã Idília Maria Carneiro, vai suceder nesta responsabilidade à irmã Anabela Carneiro, que é também sua “irmã de sangue”.

Foto: Irmãs Hospitaleiras

A irmã Anabela Carneiro, que foi superiora geral durante dois mandatos consecutivos (2012-2018 / 2018-2024), segundo a congregação religiosa, “desempenhou um papel fundamental em plena pandemia” de Covid-19, “graças à colaboração público-privada” promovida pelas das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, “mais de 6.000 pacientes foram tratados globalmente”.

Outro destaque foi a “renovação das Constituições” da congregação, que “atualizou e promoveu a missão hospitaleira em todo o mundo”, em novembro de 2022.

As Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, fundadas a 31 de maio de 1881, em Ciempozuelos – Espanha, explicam que o seu Capítulo Geral “é o órgão que representa toda a congregação e exerce autoridade colegial sobre sua vida e missão”, realiza-se de seis em seis anos, convocado pela superiora geral.

A Congregação das Irmãs Hospitaleiras, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com Fins de Saúde – “cuidados especializados em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências, Reabilitação Física e Cuidados Paliativos”, está em Portugal há mais de 130 anos e desenvolve a sua intervenção em 12 unidades de saúde, em Portugal continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

CB/OC

 

Covid-19: «Somos frágeis e sabemos pouco sobre a pandemia» – Vice-presidente do Instituto das Irmãs Hospitaleiras

Partilhar:
Scroll to Top