Vida Consagrada: Faleceu o irmão António Martins da Costa, «o primeiro missionário comboniano português»

Viseu, 29 jul 2024 (Ecclesia) – O irmão António Martins da Costa, “o primeiro missionário comboniano português”, que era natural de Cepões, faleceu hoje, dia 29 de julho, aos 96 anos de idade, na comunidade da congregação religiosa em Viseu.

“Que o Senhor o recompense pelo bem que realizou e pela inspiração suscitada a tantas gerações de missionários, assim como os desafios lançados a todo o povo de Deus”, lê-se na nota de pesar do bispo de Viseu, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

D. António Luciano, em seu nome pessoal e da Diocese de Viseu, apresenta os “sentidos pêsames à família, aos Missionários Combonianos e à Paróquia de Cepões”.

Os Missionários Combonianos em Portugal agradecem “ao Senhor pela sua longa vida missionária” e pedem “que o Senhor o acolha na Sua Glória”.

“O irmão António viveu com serenidade e alegria a sua vocação como irmão missionário, lembrando a todos que a vida missionária vale a pena ser vivida e é um compromisso para a vida”, acrescenta a congregação religiosa.

A Diocese de Viseu e os missionários Combonianos informam que o funeral deste missionário realiza-se esta terça-feira, dia 30 de julho: às 10h00, o seu corpo estará, em câmara ardente, na capela do Seminário das Missões, em Viseu – a primeira casa destes missionários em Portugal, onde, às 11h00, D. António Luciano preside à celebração da Eucaristia.

Às 15h00, na igreja Paroquial de Cepões, a terra natal do irmão António Martins da Costa, terão lugar as exéquias fúnebres, indo depois a sepultar no cemitério local.

“O irmão António Martins gastou a sua vida no serviço missionário em Portugal (especialmente, muitos anos em Santarém), Moçambique (doze anos) e Brasil (vinte e um anos). Nos últimos anos esteve na comunidade de Viseu”, destacam os Missionários Combonianos em Portugal e a Diocese de Viseu.

O missionário português que nasceu na Paróquia de Cepões, no dia 3 de janeiro de 1928, conheceu os missionários combonianos depois de terminar o serviço militar; em 1950, passou pela sua terra natal o padre italiano Angelo La Salandra e, dois anos depois, iniciou o seu percurso missionário na congregação religiosa fundada por Daniel Comboni.

António Martins da Costa fez o noviciado em Itália, onde fez os votos temporários, e, no dia 9 de setembro de 1960, os votos perpétuos, em Vila Nova de Famalicão.

A Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus chegou a Portugal em 1947; este Instituto religioso foi fundado em Verona, Itália, no ano de 1867, por São Daniel Comboni, primeiro bispo de Cartum, a atual capital do Sudão.

CB

Partilhar:
Scroll to Top