Viana do Castelo: Núncio apostólico presidiu a ordenação sacerdotal e evocou memória de D. Anacleto Oliveira

D. Ivo Scapolo deixou desafios ao padre João Basto

Foto: Diocese de Viana do Castelo

Viana do Castelo, 02 jan 2021 (Ecclesia) – O núncio apostólico em Portugal presidiu hoje, na Catedral de Viana do Castelo, à ordenação sacerdotal de João Basto, evocando a memória de D. Anacleto Oliveira, bispo diocesano que faleceu a 18 de setembro do último ano.

Numa celebração com transmissão online, D. Ivo Scapolo desafiou o novo padre a cumprir com “coragem e fidelidade a missão profética de Cristo”, procurando sempre manter o “estudo e meditação da Palavra”, em sintonia com o Papa, numa vida de “reflexão e oração”.

O representante diplomático de Francisco manifestou “sentimentos de profunda alegria” pelo fim de um “caminho de discernimento” e de formação do jovem sacerdote, de 24 anos de idade.

“Decidi ordená-lo apesar de não ter a idade de 25 anos, a idade prevista, em geral, pelas normas canónicas”, explicou à assembleia.

O núncio apostólico evocou a pessoa e exemplo de D. Anacleto Oliveira, falecido num “trágico acidente rodoviário” a 18 de setembro de 2020, que “alterou intensa e inesperadamente a vida” da diocese do Alto Minho.

D. Ivo Scapolo falou do “empenho, seriedade, experiência e preparação” do falecido bispo, além de “profunda formação bíblica”, convidando a imitar alguém que, inspirado pelo exemplo de São Bartolomeu dos Mártires, promoveu uma “pastoral de proximidade, de encontro e de partilha”.

“Como embaixadores de Cristo, devemos trabalhar para a reconciliação das pessoas com Cristo”, sustentou.

Para ter uma vacina segura e eficaz, necessária para o bem do corpo, há que seguir um processo muito exigente de estudo, pesquisa, provas e controlo. Se procedemos assim para o bem do corpo, quanto mais deveríamos atuar com mais seriedade e cuidado para o bem das almas, chamadas todas à vida eterna”

João Eduardo Martins Basto, da Paróquia de Carreço, é membro da equipa formadora do Seminário Diocesano, diretor do Secretariado Diocesano da Comunicação Social e diretor do jornal Noticias de Viana

Durante a celebração desta manhã, monsenhor Sebastião Pires, administrador diocesano, saudou o novo sacerdote e a sua família.

“A Diocese de Viana do Castelo está muito grata pela vossa generosidade”, referiu aos pais do padre João Basto.

O responsável desafiou os católicos do Alto Minho a mostrar “vivacidade” para caminhar enquanto comunidade católica, na “valorização, crescimento” da mais jovem diocese em Portugal.

“Precisamos de vocações ao sacerdócio”, apelou.

Além de agradecer pela presidência da celebração, mons. Sebastião Pires falou de meses marcados por “várias provações”, pedindo que o processo de escolha de um novo bispo para a diocese possa concluir-se “quanto antes”.

A 9 de novembro de 2020, a Diocese se de Viana do Castelo celebrou a ordenação presbiteral do padre Paulo Alves, no final da Semana da Diocese e encerramento da Semana dos Seminários, numa celebração presidida pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

OC

Partilhar:
Scroll to Top