Viana do Castelo: Jubileu da Diocese esteve em destaque na reunião entre bispo diocesano e Conselho Presbiteral

«Diocese de Viana do Castelo – Igreja de todos e para todos» é o lema do Ano Pastoral 2024/2025

Viana do Castelo, 06 jun 2024 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo reuniu-se esta quarta-feira com o Conselho Presbiteral Diocesano, num encontro que abordou o triénio de preparação do jubileu da diocese.

D. João Lavrador começou por recordar o lema do ano pastoral 2024/2025, ‘Diocese de Viana do Castelo – Igreja de todos e para todos’, referindo a necessidade de se “tornar vida que fecunde a pastoral das comunidades e que alente cada batizado na fidelidade a Jesus Cristo”.

“Exige estudo, reflexão, aprofundamento evangélico e propostas concretas para as comunidades cristãs que se querem acolhedoras e acompanhantes de caminho de toda a pessoa”, acrescentou, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo de Viana do Castelo e o seu Conselho Presbiteral Diocesano consideraram premente a renovação da catequese e a atenção às celebrações litúrgicas, fonte e cume da ação da Igreja, têm de encetar caminhos novos, com “novo ardor, novos métodos, novas linguagens”, nova organização pastoral, e reforçaram a ideia de que “não há renovação sem uma sólida formação cristã do Povo de Deus”.

A Diocese do Alto Minho adianta também que o Conselho Presbiteral procurou traduzir “de modo muito concreto” as linhas gerais de ação pastoral do ano pastoral 2024/2025, e apresentou “objetivos, estratégias, ações a realizar e agentes a responsabilizar”.

A reunião realizada no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, também contou com a apresentação detalhada das “contas dos vários organismos diocesanos”, pelo Ecónomo Diocesano, e foram apresentadas sugestões “para uma melhor partilha de bens para a Diocese”.

O bispo de Viana do Castelo deu início aos trabalhos do Conselho Presbiteral Diocesano destacando também momentos “fortes” que marcam a agenda nacional e internacional, como as guerras, o Sínodo dos Bispos sobre Sinodalidade, o V Congresso Eucarístico Nacional, que decorreu em Braga, de 31 de maio a 2 de junho, e a visita ‘Ad Limina’ dos bispos portugueses ao Vaticano, realizada de 20 a 24 de maio.

A Diocese de Viana do Castelo, que está a preparar um jubileu para os 50 anos da sua criação, em 2027, foi erigida canonicamente no dia 3 de novembro de 1977, no território que constituiu o Distrito de Viana separando-a da Arquidiocese de Braga, pelo Paulo VI, pela Constituição Apostólica ‘Ad aptiorem populi Dei’.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top