Viana do Castelo: Diocese promove o fórum intergeracional «Campus Misericordiae»

Projeto vai reunir jovens e adultos hoje e este domingo

Viana do Castelo, 21 mai 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo preparou um ‘Campus Misericordiae’, um fórum intergeracional de oração, de reflexão e de convívio, de dois dias, primeiro dedicado aos jovens e depois juntam-se os adultos, hoje e este doningo.

“Propõe-se um grande encontro diocesano entre jovens e adultos, movimentos e espiritualidades onde todos se abracem e reúnam forças num testemunho comprometido”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O ‘Campus Misericordiae’vai decorrer no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, e tem três objetivos: “Tornar a Igreja mais forte e eficaz no testemunho; Fomentar atos de justiça e equidade” e “recuperar o valor do silêncio.”

Este evento é também um fórum de “sensibilização para um cristão compromisso social” e começa com o acolhimento, a partir das 10h00, com um dia dedicado aos jovens – catequizandos, escuteiros, animadores e grupos de pastoral juvenil, alunos de EMRC.

Do programa, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo, destacam-se as atividades diversas de visita aos frágeis, entre as 14h00 e as 18h00, quando tem lugar a celebração penitencial e um concerto do Grupo MARESIA.

Após o jantar, a banda GRAAL anima o concerto a partir das 21h30 antes da vigília de oração que começa às 24h00 e, segundo a organização, o recinto tem uma tenda da oração que vai estar aberta os dois dias.

Este domingo, os adultos juntam-se “à grande festa” para continuar a “celebrar, formar e peregrinar”, no “espírito de serviço herdado” do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires.

A partir das 10h00, os participantes podem participar em workshops que se dividem por nove temas, como: “A Oração e as novas tecnologias; JMJ Cracóvia; A Família e os frágeis; A lectio divina; Ação Missionária (LIAM).”

Depois, jovens e adultos vão peregrinar até à Porta Santa na Sé de Viana do Castelo, a partir das 14h30 e na Eucaristia (16h00) no Dia da Família vão ser entregues diplomas aos casais em jubileu matrimonial e ainda lugar para o Sacramento da Unção dos Enfermos.

Segundo o comunicado, o espírito desenhado para este ‘Campus Misericordiae’ é fazer caminho especialmente com “os mais frágeis, as periferias, os oprimidos” e, neste contexto, praticarem a “misericórdia do samaritano” e aprenderem a “alegria do pai que reencontra o filho pródigo”.

“E, fazê-lo de forma alegre, feliz, otimista, de mente aberta ao mundo”, recomenda a Diocese de Viana do Castelo.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top