Viana do Castelo: Diocese convidada à oração no primeiro aniversário do falecimento de D. Anacleto Oliveira

Oito mensagens dirigidas à diocese vão ser retomadas nas redes sociais 

Viana do Castelo, 18 set 2021 (Ecclesia) – O administrador diocesano de Viana do Castelo, monsenhor Sebastião Pires Ferreira, convoca a diocese à oração, unida em “assembleia santa”, neste sábado, no primeiro aniversário do falecimento do seu bispo D. Anacleto Oliveira.

“Acolhemos a inesperada notícia da morte de D. Anacleto de Oliveira com profundo sentimento de orfandade, mas foi esse também o momento de uma profunda memória agradecida, que sensibilizou todas as nossas comunidades”, escreve monsenhor Sebastião Pires Ferreira numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O administrador diocesano de Viana do Castelo explica que é “esse o rasto” que, ainda hoje, querem seguir, “a memória de tantos encontros e palavras, em múltiplos lugares”, de tantas confidências, emoções, sorrisos e preocupações partilhadas, mas, acima de tudo, “memória da Páscoa de Jesus na Páscoa pessoal de D. Anacleto Oliveira e, com ela, a nossa oração, por e com ele”.

Neste contexto, monsenhor Sebastião Pires Ferreira pede que na diocese do Alto-Minho se unam “em assembleia santa com esta mesma intenção” no próximo dia 18, ocasião do primeiro aniversário do falecimento de D. Anacleto Oliveira.

Na rede social Facebook informam que “no dia em que recordamos o 1º aniversário da morte de D. Anacleto, retomamos 8 mensagens que ele deixou à sua Diocese”.

D. Anacleto Oliveira faleceu aos 74 anos de idade, no dia 18 de setembro de 2020, na sequência de um despiste de automóvel, na Autoestrada 2 (A2) perto de Almodôvar; O bispo de Viana do Castelo era o único ocupante da viatura.

O administrador diocesano de Viana do Castelo informa também que nesse dia vai celebrar a Eucaristia vespertina de domingo, “com essa mesma intenção”, a partir das 18h00, na Sé Catedral.

“Rogo também a todos os sacerdotes que, nas celebrações a que presidirem, nesse dia ou no seguinte (paróquias e capelanias), coloquem a pessoa do Senhor D. Anacleto, como a sua primeira intenção”, acrescenta monsenhor Sebastião Pires Ferreira.

Agência Ecclesia/MC

D. Anacleto Oliveira nasceu a 17 de julho de 1946, na freguesia de Cortes, em Leiria, e foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1970; após a ordenação, estudou Sagrada Escritura em Roma e na Alemanha, onde foi capelão de uma comunidade portuguesa durante 10 anos.

Nomeado bispo para auxiliar de Lisboa em 2005, a ordenação episcopal de D. Anacleto Oliveira decorreu no Santuário de Fátima no dia 24 de abril desse ano, presidida por D. Serafim Ferreira e Silva, então Bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

No dia 11 de junho de 2010 D. Anacleto Oliveira foi nomeado bispo de Viana do Castelo, o quarto bispo da diocese criada pelo Papa Paulo VI em 1977.

CB/SN

Partilhar:
Scroll to Top