Venezuela: Representante da Cáritas está em Portugal para abordar crise no país

Nação sul americana conta com uma vasta comunidade de emigrantes lusos

Lisboa, 03 set 2018 (Ecclesia) – A irmã Maria José Gonzalez, representante da Cáritas da Venezuela, está em Portugal para abordar a crise que afeta o seu país e recolher apoios para a população da nação sul-americana, que conta com uma vasta comunidade de emigrantes portugueses.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Cáritas Portuguesa destaca a importância da vinda desta responsável, a fim de consciencializar as pessoas para o contexto de “pobreza extrema” que está a tocar também inúmeros migrantes lusos.

Na agenda da sua visita a Portugal, a irmã Maria José Gonzalez traz encontros com diversos responsáveis da Igreja Católica, como o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. José Traquina, e o núncio apostólico (representante diplomático) da Santa Sé em Portugal, D. Rino Passigato.

Já esta segunda-feira à tarde, a religiosa foi recebida na Presidência da República e na Secretaria de Estado das Comunidades do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa.

No dia 6 de setembro, a irmã Maria José Gonzalez irá estar também no Encontro da Pastoral Social que está a decorrer em Fátima.

Prevista está também uma visita à Ilha da Madeira, de onde são provenientes muitos dos emigrantes portugueses atualmente radicados na Venezuela.

Refira-se, a este propósito, que o arquipélago madeirense tem estado a receber muitos emigrantes provenientes daquele país, em particular luso-descendentes que quiseram reconstruir a vida na terra dos seus pais e avós.

No ano passado, a Cáritas Portuguesa enviou um apoio de cerca de 50 mil euros para a sua congénere da Venezuela, no sentido de ajudar a uma resposta de emergência a cerca de 24 mil pessoas em situação de carência social e económica.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top