Vaticano: Secretário de Estado apela a maior combate contra abusos sexuais de pessoas com deficiência

Cardeal Pietro Parolin inaugurou conferência internacional, na Universidade Gregoriana

Foto: International Safeguarding Conference 2024

Roma, 18 jun 2024 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano inaugurou hoje uma conferência internacional sobre a prevenção e proteção contra abusos sexuais na Igreja Católica, particularmente nas pessoas com deficiência.

“Temos aqui a possibilidade de ultrapassar diferentes barreiras, reunindo e discutindo formas de combater o abuso, uma injustiça que atinge todos, pessoas com e sem deficiência”, assinalou o cardeal Pietro Parolin, na Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma.

Segundo nota enviada à Agência ECCLESIA, pela organização do evento, o colaborador do Papa sublinhou que, “nos últimos anos, a comunidade internacional fez progressos significativos no reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência, mas, infelizmente, isso ainda não aconteceu em todo o mundo”.

“Onde quer que isso aconteça, pode florescer uma sociedade mais justa e solidária, onde a pertença não é um slogan para ser usado em discursos politicamente corretos, mas uma prática”, acrescentou.

A conferência, na sua quarta edição, é organizada pelo Instituto de Antropologia da Universidade Gregoriana.

O programa de três dias aborda “o cuidado das crianças e dos adultos face aos abusos, com foco nas pessoas com deficiência, devido à sua maior vulnerabilidade”.

“Aproximadamente, uma em cada cinco pessoas no mundo vive com algum tipo de deficiência e as pessoas com deficiência são mais vulneráveis a diferentes tipos de abuso e violência física e psicológica”, referiu o cardeal Parolin, no discurso inaugural dos trabalhos.

Foto: International Safeguarding Conference 2024

O encontro reúne especialistas, profissionais e clérigos para discutir e aprofundar o conhecimento sobre ‘Salvaguarda e Deficiência’.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 16% da população mundial apresenta uma deficiência significativa, ou seja, “uma experiência que é parte integrante da vida humana, resultante da interação entre condições de saúde e uma série de condições ambientais e pessoais”.

Segundo os promotores do evento, a conferência é “um espaço de formação e preparação dos líderes da Igreja para enfrentar situações de abuso e violência contra pessoas com deficiência”.

O comunicado recorda que o Papa Francisco tem “prestado especial atenção à questão dos abusos, desde o início do seu pontificado”.

“A conferência tem como objetivo proporcionar uma plataforma de aprendizagem, de trabalho em rede e de partilha de boas práticas na área do cuidado, prevenção e acompanhamento de crianças e adultos em situações de violência ou abuso”, indica a organização.

OC

Vaticano: Doutrina da Fé sublinha «profundas cicatrizes» deixadas pelos abusos sexuais

Partilhar:
Scroll to Top