Vaticano: «Rui, sê livre», disse o Papa ao patriarca de Lisboa

D. Rui Valério encontrou-se com Francisco no contexto da audiência à delegação da Jornada Mundial da Juventude

Foto Vatican Media (Arquivo)

Cidade do Vaticano, 30 nov 2023 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa encontrou-se hoje com o Papa no fim da audiência à delegação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e conversou durante alguns minutos com Francisco, que lhe pediu para ser “livre”.

“Rui, sê livre”, disse o Papa a D. Rui Valério, que revelou à Agência ECCLESIA “apenas a última” afirmação de Francisco, durante os minutos em que conversaram, na Sala Paulo VI, no Vaticano.

D. Rui Valério foi nomeado patriarca de Lisboa depois da realização da Jornada Mundial da Juventude, a 10 de agosto, e tomou posse no dia 2 de setembro.

No fim do mês de setembro, o patriarca disse que o primeiro mês como bispo de Lisboa foi “uma experiência muito ambivalente, de certa forma fascinante”, e referiu-se à nomeação de bispos auxiliares afirmando que o Papa Francisco solicitou a indicação de “três nomes de proposta para futuros bispos auxiliares”.

O Patriarcado de Lisboa tem atualmente um bispo auxiliar, D. Joaquim Mendes, que completou 75 anos de idade no mês de julho deste ano.

Sobre a JMJ e o envolvimento dos jovens na Igreja Católica, D. Rui Valério disse que é necessário criar “com imaginação” espaços físicos para a juventude nos ambientes eclesiais, porque será sinal de que participam na dinâmica da comunidade.

“O lugar físico de que eles necessitam, seja nas paróquias, seja nas dioceses, no seja nos movimentos e nas comunidades, é para eles vital porque, quando geograficamente se tem um espaço, significa que também na dinâmica de uma paróquia há espaço para os jovens”, afirmou o patriarca de Lisboa.

D. Rui Valério valorizou a existência de espaços como “lugares de encontro” entre os jovens, onde possam “estar horas segundo os seus ritmos para dialogar, para estarem com Jesus, para fazerem atividades de lazer, de estudo”.

O patriarca de Lisboa disse também que “o sucesso e a força da JMJ é Cristo presente a que os jovens aderiram”.

“A partir dessa experiência com Cristo vivo na vida dos jovens, quiseram ser portadores de uma Boa Nova, que está a alastrar com outros jovens”, acrescentou D. Rui Valério.

Esta quinta-feira, o Papa Francisco recebeu uma delegação da JMJ para agradecer a realização da jornada em Portugal, na primeira semana de Agosto.

PR

Vaticano: Papa recebeu delegação da Fundação JMJ 2023 e agradeceu pelo encontro de Lisboa

Partilhar:
Scroll to Top