Vaticano: Rezar o terço «é pouco aos olhos dos homens, mas é muito aos olhos de Deus» – Francisco

Papa recebeu em audiência membros das «Sentinelas da Sagrada Família», rede de oração mariana

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 11 jan 2024 (Ecclesia) – O Papa afirmou hoje, no Vaticano, que rezar o terço “é pouco aos olhos dos homens, mas é muito aos olhos de Deus” pedindo orações por quem sofre.

Francisco recebeu esta manhã, em audiência, a delegação das “Sentinelas da Sagrada Família”, uma rede de oração mariana concebida há 10 anos com a vocação de apresentar a Nossa Senhora as intenções da Igreja e do mundo, na qual também esteve presente a princesa Sibilla do Luxemburgo.

“O compromisso exigido a quem quer tornar-se ‘sentinela’ é simples, pode até parecer risível: recitar uma dezena do Rosário todos os dias. Muito simples”, começou por dizer, acrescentando que “Deus ama o que que é pequeno e fá-lo frutificar”, informa a sala de imprensa da Santa Sé.

O Papa assinalou o facto de o movimento em ser apenas constituído por mulheres, dizendo que esta característica realça a “vocação específica e insubstituível” que tem na Igreja, “à imagem da Virgem Maria”.

“Não só rezais a Nossa Senhora pedindo-lhe que interceda, mas estais ainda mais dispostas a conformar-vos com ela, com a sua maternidade, a unir-vos à sua oração de intercessão como mãe para todos os filhos da Igreja e para o mundo”, disse, indicando que qualquer que seja o estado de vida em que se encontram, com Maria “são todas mães”.

Falando aos elementos das “Sentinelas da Sagrada Família”, Francisco destacou o olhar que têm sobre as realidades do mundo: “Que seja sempre como o da Virgem Maria, um olhar de mãe, paciente, compreensivo, compassivo”.

O Papa evocou ainda os acontecimentos que as sentinelas trazem para as suas orações “que podem ser dolorosos, pessoais” ou confiados por outros e “as intenções do mundo dilacerado por tantos conflitos, tanta violência e tanta indiferença”.

“Mas Maria, vendo o menino Jesus sofrer a pobreza, não desanima, não se queixa. Fica em silêncio, guarda o seu coração e medita”, disse, realçando que é assim que é isto que as mães fazem: “Sabem ultrapassar os obstáculos e os conflitos, sabem incutir a paz”.

A ternura é, segundo o Papa Francisco, algo que o mundo tem agora mais necessidade do que nunca, e lembrou que “Maria foi ternura para Jesus, e é ternura para a Igreja e para o mundo”.

De acordo com o portal ‘Vatican News’, as “Sentinelas da Sagrada Família” nasceram na Bélgica, mas estenderam-se a outros países, nomeadamente França, Grã-Bretanha e Luxemburgo.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top