Vaticano: «Pobreza e a falta de respeito pela dignidade dos marginalizados causam muito sofrimento» – Francisco

Papa recebeu delegação de budistas do Camboja

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 19 jan 2023 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano uma delegação de budistas do Camboja, apelando à colaboração das religiões no combate à pobreza.

“A pobreza e a falta de respeito pela dignidade dos marginalizados causam muito sofrimento e desânimo no nosso tempo. Portanto, devem ser combatidos com processos concertados que promovam a consciência da fragilidade radical dos nossos contextos ambientais”, disse Francisco, numa intervenção divulgada pela Santa Sé.

A delegação de budistas cambojanos, com representantes da sociedade civil, levou ao Vaticano uma reflexão sobre a “conversão ecológica”.

“Este é um sinal positivo da crescente sensibilidade e preocupação pelo bem-estar da Terra, a nossa casa comum, e pelas importantes contribuições que, inspiradas pelas crenças religiosas e tradições espirituais, podem oferecer ao seu nobre país no caminho de cura social e reconstrução económica após as crises sociopolíticas das últimas décadas”, afirmou.

Há uma necessidade urgente de buscar, através do diálogo em todos os níveis, soluções integradas baseadas no respeito da fundamental interdependência entre a família humana e a natureza”.

O discurso de Francisco alertou para as raízes humanas da atual crise ambiental, criticando “tendências, ideologias e práticas nocivas e desrespeitosas para a criação”.

O Papa defendeu “modelos de desenvolvimento que curem as feridas infligidas pela ganância, pela busca excessiva de ganhos financeiros, pela falta de solidariedade para com os vizinhos e pelo desrespeito ao meio ambiente”.

A delegação do Camboja vai reunir-se com membros do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso (Santa Sé).

OC

Partilhar:
Scroll to Top