Vaticano: Papa recebeu responsável pelas relações externas do Patriarcado de Moscovo

Encontro com responsável russo segue-se a alerta de Francisco contra «escalada de violência»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 12 jul 2024 (Ecclesia) – O Papa recebeu esta quinta-feira o responsável pelo Departamento das Relações Externas do Patriarcado Ortodoxo de Moscovo, informou hoje o Vaticano.

O portal ‘Vatican News’ sublinha que este é o quarto encontro entre Francisco e o metropolita António, de Volokolamsk.

Ainda esta quinta-feira, Olena Kondratiuk, vice-presidente da Câmara dos Representantes da Ucrânia, encontrou-se com o presidente da Conferência Episcopal da Itália, cardeal Matteo Zuppi.

“Esperamos uma visita à Ucrânia em breve”, escreveu Kondratyuk, nas suas páginas das redes sociais.

O cardel Zuppi esteve, ao longo dos últimos meses, em Kiev, Moscovo, Pequim e Washington, como enviado especial do Papa para a missão de paz na Ucrânia.

A vice-presidente da Câmara dos Representantes agradeceu a mediação do Vaticano no regresso das crianças ucranianas que tinham sido levadas para a Rússia.

“Em nome do Parlamento ucraniano, agradeci ao cardeal Zuppi pelos seus esforços na missão de mediação, em nome do Papa, quanto à troca de prisioneiros e o regresso das crianças ucranianas deportadas”, referiu Olena Kondratiuk.

Na última terça-feira, Francisco condenou a “escalada de violência” na Ucrânia e Gaza, manifestando “profunda consternação” após os ataques que marcaram esta semana.

“O Santo Padre tomou conhecimento, com grande pesar, das notícias de ataques contra dois centros médicos em Kiev, incluindo o maior hospital pediátrico ucraniano, bem como contra uma escola em Gaza”, referia uma nota divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

Na Ucrânia, ataques russos mataram pelo menos 38 pessoas, incluindo quatro crianças, esta segunda-feira.

OC

Partilhar:
Scroll to Top