Vaticano: Papa pediu compromisso dos jovens contra o tráfico de pessoas, «não deixando ninguém para trás»

Mensagem em vídeo assinalou início de «ano especial de envolvimento juvenil», até ao Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Seres Humanos 2024

Cidade do Vaticano, 08 fev 2023 (Ecclesia) – O Papa encorajou os jovens a promover e respeitar a dignidade de cada pessoa, numa mensagem pelo 9.º Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, que a Igreja Católica assinala hoje com uma maratona online.

“O tráfico de pessoas desfigura a dignidade. A exploração e a sujeição limitam a liberdade e transformam as pessoas em objetos a serem usados ​​e descartados. E o sistema do tráfico aproveita-se de injustiças e desigualdades que obrigam milhões de pessoas a viver em condições de vulnerabilidade”, explicou.

Com o tema ‘Caminhando pela Dignidade’, a Igreja Católica promove hoje o Dia Mundial instituído por Francisco, em 2015, na celebração litúrgica de Santa Josefina Bakhita, religiosa sudanesa que foi traficada em criança, no século XIX.

“Vivemos tempos difíceis, mas é precisamente nesta realidade que todos nós, especialmente os jovens, somos chamados a unir esforços para tecer redes de bem, para difundir a luz que vem de Cristo e do seu Evangelho”, disse o Papa na mensagem lida na maratona online e publicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Na sua intervenção, Francisco adiantou que os jovens, que estão em Roma a refletir sobre este tema do tráfico humano, vão receber simbolicamente uma “luz” que os envia “como missionários da dignidade humana, contra o tráfico de seres humanos e todas as formas de exploração”.

“Guarda esta luz e serás uma bênção para outros jovens. Nunca se canse de buscar maneiras de transformar nossas sociedades e prevenir esse vergonhoso flagelo do tráfico de pessoas”, acrescentou, assinalando que, desta forma, é inaugurado “um ano especial de envolvimento juvenil”, até ao dia 8 de fevereiro de 2024.

Desde segunda-feira, uma delegação internacional de jovens, 15 pessoas, está reunida em Roma (Itália) para refletir sobre este flagelo da humanidade, hoje participam na maratona mundial online, no final desta semana vão divulgar uma declaração de compromisso que vai dar início ao processo de preparação para o décimo aniversário do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas (2024), e participam na oração do Ângelus, do próximo domingo, na Praça de São Pedro.

“Encorajo-vos a cuidar da vossa dignidade e de cada pessoa que encontrardes. Fiquei a saber que foram vocês que escolheram ‘Caminhando pela Dignidade’ como tema. É muito importante, indica um grande horizonte para o vosso compromisso contra o tráfico: a dignidade humana. Desta forma, podem ajudar a manter viva a esperança; e acrescento também a alegria, que vos convido a guardar no vosso coração, juntamente com a Palavra de Deus, porque a verdadeira alegria é Cristo”, disse Francisco.

O Papa alertou que as pessoas empobrecidas pela crise económica, guerras, mudanças climáticas e tanta instabilidade “são facilmente recrutadas”, e, infelizmente, o tráfico de seres humanos “cresce de forma preocupante, afetando especialmente migrantes, mulheres e crianças”, e os jovens que são “pessoas cheias de sonhos e vontade de viver com dignidade”.

“Caminhe pela dignidade, contra o tráfico de pessoas, não deixando ninguém para trás”, sublinhou, destacando “algumas belas expressões” que os jovens escreveram sobre este tema, e partilhando que espero que muitas pessoas aceitem o convite para “caminhar juntos contra o tráfico”, e caminhar com os “destruídos pela violência da exploração sexual e laboral”, com os migrantes, os deslocados.

CB/OC

 

Igreja/Sociedade: Igreja promove maratona mundial de oração e reflexão «contra o tráfico de pessoas»

 

 

Partilhar:
Scroll to Top