Vaticano: Papa pede cristãos abertos e atentos aos outros

Francisco encerra ciclo dedicado ao «zelo apostólico»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 13 dez 2023 (Ecclesia) – O Papa disse hoje, no Vaticano, que os cristãos devem ser pessoas abertas e atentas aos outros, encerrando um ciclo de catequeses dedicadas ao “zelo apostólico”.

“Um cristão deve ser aberto à Palavra e ao serviço dos outros”, referiu, na audiência pública que decorreu no Auditório Paulo VI.

Perante milhares de pessoas, Francisco apresentou uma reflexão sobre a cura de um surdo-mudo, relatada no Evangelho de São Marcos, numa região predominantemente “pagã”.

“Jesus é capaz de abrir os ouvidos e a boca”, indicou, precisando que, na Bíblia, a surdez assume uma dimensão metafórica e designa o “fechamento ao apelo de Deus”.

“Os cristãos fechados acabam sempre mal, porque não são cristãos, são ideólogos, ideólogos do encerramento”, acrescentou.

O milagre de Jesus tem como “palavra decisiva” uma expressão em aramaico, ‘efatá’, que significa “abre-te”.

“É um convite dirigido não tanto ao surdo-mudo, que não podia ouvi-lo, mas aos discípulos de então e de todos os tempos”, sustentou Francisco.

“Abre-te”, diz Jesus a cada crente e à sua Igreja: abre-te porque a mensagem do Evangelho precisa de ti para ser testemunhada e anunciada”.

O Papa destacou que todos os batizados são chamados a “anunciar Jesus”.

“Peçamos a graça, como Igreja, de poder realizar uma conversão pastoral e missionária”, apelou.

Após a catequese, Francisco dirigiu saudações aos vários grupos presentes, incluindo os peregrinos de língua portuguesa.

“Agradeço a vossa presença e encorajo-vos a continuar a dar, com fé, o vosso testemunho cristão na sociedade. Deixai-vos guiar pelo Espírito Santo, para crescerdes repletos dos seus frutos”, declarou.

A audiência recordou ainda a memória litúrgica de Santa Luzia, virgem e mártir.

“Nalgumas partes de Itália e da Europa é costume trocar presentes neste dia de festa, para o Natal que se aproxima. Gostaria de vos convidar a todos a a trocar o presente da amizade e do testemunho cristão. É um belo presente, este”, disse.

OC

Partilhar:
Scroll to Top