Vaticano: Papa nomeia religiosa inglesa como presidente da Academia Pontifícia para as Ciências Sociais

Irmã Helen Alford assume liderança inédita

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 01 abr 2023 (Ecclesia) – O Papa nomeou hoje a religiosa inglesa Helen Alford, das Dominicanas de Santa Catarina de Sena, como presidente da Academia Pontifícia para as Ciências Sociais (APCS), anunciou a Santa Sé.

A responsável é decana da Faculdade das Ciências Sociais da Universidade Pontifícia de São Tomás de Aquino – Angelicum, em Roma, sucedendo ao economista Stefano Zamagni.

A irmã Helen Alford é perita internacional em ‘Business Ethics’, sendo docente em ética económica e na história do pensamento social cristão.

“O Papa prossegue na sua vontade de oferecer responsabilidades de relevo às mulheres, dentro das instituições do Vaticano”, indica o portal de notícias da Santa Sé.

A APCS tem o objetivo de promover o estudo e o progresso das ciências sociais, económicas, políticas e jurídicas, oferecendo à Igreja Católica “elementos que pode usar no estudo e desenvolvimento da sua doutrina social”.

A instituição foi criada em 1984 pelo Papa João Paulo II.

A conferência anual da APCS decorreu entre sexta-feira e sábado, dedicada ao tema “Colonialismo, descolonização e neocolonialismo: uma perspetiva de justiça social e bem comum”.

Numa mensagem dirigida aos participantes, Francisco alertou para o que designa como “colonialismo ideológico”.

OC

Especial: Vaticano repudia «Doutrina da Descoberta» e apela ao respeito de todos os povos indígenas

Partilhar:
Scroll to Top