Vaticano: Papa manifesta «tristeza» por novo naufrágio de migrantes no Mediterrâneo

«Não fiquemos indiferentes diante dessas tragédias», pede Francisco

Foto: Lusa

Cidade do Vaticano, 10 ago 2023 (Ecclesia) – O Papa lamentou hoje a morte de migrantes, num novo naufrágio ao largo da ilha italiana de Lampedusa, sul da Itália.

“Foi com tristeza que recebi a notícia de um novo naufrágio de migrantes no Mar Mediterrâneo. Não fiquemos indiferentes diante dessas tragédias e rezemos pelas vítimas e suas famílias”, refere Francisco, numa mensagem publicada através da sua conta no Twitter.

Segundo testemunhos de quatro sobreviventes resgatados por uma patrulha da guarda costeira, mais de 40 pessoas terão perdido a vida neste naufrágio.

O barco tinha saído de Sfax, na Tunísia, e terá virado devido a uma grande onda.

No voo de regresso a Roma, após a viagem a Portugal, o Papa disse no último domingo que está preocupado com o “problema do Mediterrâneo” e denunciou a existência de “campos de concentração do norte da África”.

Em setembro, Francisco vai a Marselha para um encontro promovido pelos bispos dos países do Mediterrâneo, para “refletir seriamente sobre o drama dos migrantes”.

A Igreja Católica em Portugal está a promover, até domingo, a 51.ª Semana Nacional das Migrações, com o tema ‘Livres de escolher se migrar ou ficar’.

A Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana lembra as notícias que despertam a “sensibilidade diante da tragédia de migrantes e refugiados que perdem a vida na travessia do Mediterrâneo”.

“Uma tragédia que, por se repetir, corre o risco de se banalizar”, advertem os responsáveis católicos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top