Vaticano: Papa envia saudação a Igrejas Orientais que se preparam para celebrar o Natal

Comunidades católicas e ortodoxas seguem antigo calendário juliano

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 06 jan 2021 (Ecclesia) – O Papa enviou hoje uma saudação aos cristãos das Igrejas Orientais que se preparam para celebrar o Natal esta sexta-feira, 7 de janeiro, segundo o calendário juliano.

Após a oração do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício, Francisco saudou os “irmãos e irmãs das Igrejas Orientais, católicas e ortodoxas”.

“Para eles dirijo, com afeto, os melhores votos de paz e de todo o bem. Que Cristo nascido da Virgem Maria ilumine as vossas famílias e as vossas comunidades. Irmãos e irmãs, muitas felicidades”, disse, perante centenas de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, no dia em que se assinalou, no Vaticano, a solenidade da epifania, conhecida popularmente como ‘Dia de Reis’.

Também em Portugal, as comunidades greco-católica e ortodoxa, de tradição bizantina, vão celebrar a partir desta noite o nascimento de Jesus Cristo.

O calendário solar juliano foi criado em 45 a.C. pelo imperador romano Júlio César e difere do calendário gregoriano, utilizado no Ocidente.

Existem comunidades ucranianas em várias dioceses como Aveiro, Algarve, Leiria-Fátima, Évora, Lisboa, Porto e Setúbal.

Segundo o rito bizantino, 6 de janeiro é o último dia de jejum e a consoada é festejada com 12 pratos diferentes – número que encontra significado nos 12 apóstolos e nas 12 tribos de Israel -, preparados sem recurso a gorduras animais ou carnes.

O prato principal é o “kutia”, doce à base de trigo cozido com mel e sementes de papoila moída, ingredientes usados na doçaria oriental e que também têm um significado especial.

Depois entoam-se canções natalícias, de casa em casa, dando glória ao Deus-Menino e os visitados retribuem com ofertas em dinheiro ou doces, uma tradição que termina a 20 de janeiro.

CB/OC

Um Natal, duas datas

Partilhar:
Scroll to Top