Vaticano: Papa desafia instituições da Diocese de Roma a oferecer espaços a vítimas da crise de habitação

Francisco pede gestos concretos de solidariedade, apontando ao Jubileu 2025

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 15 nov 2024 (Ecclesia) – O Papa escreveu hoje uma carta aos membros do clero diocesano e dos institutos religiosos de Roma, pedindo que as instituições católicas disponibilizem espaços às vítimas da crise da habitação.

“Apelo a todas as realidades eclesiais para que façam um gesto corajoso de amor ao próximo, oferecendo os espaços de que dispõem, especialmente aquelas que têm facilidades de alojamento ou apartamentos gratuitos”, refere a missiva, divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

Francisco precisa que as pessoas a alojar serão atendidas por instituições e serviços sociais, enquanto as associações e os movimentos populares fornecerão “os serviços pessoais, as atividades de assistência e os bens relacionais”, para tornar digno “o acolhimento e para construir a fraternidade”.

A iniciativa de solidariedade aponta ao Ano Santo de 2025, proclamado pelo Papa.

Em vista do Jubileu, pedi à minha diocese que desse um sinal concreto de atenção aos problemas da habitação, para que, a par do acolhimento de todos os peregrinos que aqui acorrerão, sejam ativadas formas de proteção para quem não tem casa ou está em risco de a perder”.

A carta convoca todas as realidades diocesanas proprietárias de bens imóveis a oferecer o seu contributo para “travar a emergência habitacional com sinais de caridade e solidariedade”, evocando as “milhares de pessoas que, na cidade de Roma, se encontram em situação habitacional precária”.

O Papa também agradece às muitas paróquias, comunidades religiosas, associações, movimentos eclesiais e famílias espalhadas pela cidade de Roma, que já fazem muito “para transmitir o amor de Deus por meio de gestos concretos de caridade (muitas vezes no silêncio)”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top