Vaticano: Papa assinala Dia Internacional das Nações Unidas de Apoio às Vítimas da Tortura

Preocupação marca intenção de oração de Francisco para mês de junho

Cidade do Vaticano, 26 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje o Dia Internacional das Nações Unidas de Apoio às Vítimas da Tortura, recorrendo à sua conta na rede social Twitter.

“Paremos o horror da tortura! É essencial que a comunidade internacional coloque a dignidade da pessoa acima de tudo e se empenhe concretamente na abolição da tortura e no apoio às vítimas”, escreveu Francisco.

Este Dia Internacional celebra-se anualmente a 26 de junho, lembrando a data de 1987, quando entrou em vigência na Convenção da ONU contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes (convenção ratificada por 162 países), aprovado em 1984.

A intenção de oração de Francisco para o mês de junho, divulgada pela Rede Mundial de Oração do Papa, apela ao fim da tortura.

“Existem formas de tortura muito violentas, outras mais sofisticadas, como os tratamentos degradantes, a anulação dos sentidos ou as detenções em massa em condições desumanas que tiram a dignidade da pessoa”, indica.

A edição de junho de ‘O Vídeo do Papa’ reconstrói “lugares e práticas de tortura em vigor em várias partes do mundo”, acompanhados pela imagem do ‘Ecce homo’ do santuário homónimo de Mesoraca, na província de Crotone (Itália).

A Rede Mundial de Oração do Papa destaca, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, que o Fundo das Contribuições Voluntárias das Nações Unidas para as Vítimas de Tortura ajudou em cada ano, desde 1981, uma média de 50 mil vítimas de tortura em países de todas as regiões do mundo.

“Isto ocorre com frequência, naturalmente, em zonas de conflito, como a agressão russa contra a Ucrânia, onde houve relatos de tortura por parte de soldados russos contra militares e civis ucranianos”, acrescenta a nota.

OC

Partilhar:
Scroll to Top