Fátima: Associação Portuguesa de Escolas Católicas promove Jornada Pedagógica sobre «Pacto Educativo Global»

APEC celebra 25 anos no ano letivo 2023/24

Lisboa, 26 jun 2023 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) vai promover a sexta Jornada Pedagógica, sobre o ‘Pacto Educativo Global e a aliança Escola – Família Princípios, desafios e práticas’, esta quinta-feira, no Centro de Estudos de Fátima.

“Queremos dar a conhecer o Pacto Educativo Global, especialmente no que concerne ao envolvimento da família na escola e partilhar possíveis caminhos e boas práticas promotoras de uma sã convivência Escola – Família”, explica a APEC em comunicado, divulga o portal Educris.

A VI Jornada Pedagógica para Escolas Católicas tem como tema ‘Pacto Educativo Global e a aliança Escola – Família Princípios, desafios e práticas’, e, a partir das 09h30, desta quinta-feira, os participantes vão “sistematizar princípios, técnicas e instrumentos conducentes a uma boa relação entre a escola e a família”, numa iniciativa com a parceria do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e da Federação Nacional das Associações de Pais de Alunos do Ensino Católico (FNAPEC).

Este dia de formação começa com as intervenções do presidente da APEC, Fernando Magalhães, do diretor do SNEC, Fernando Moita, e da presidente da FNAPEC, Cristina Agreira.

Segundo o programa da jornada pedagógica, pós um ‘Momento de dentro’, preparado por alunos das Escolas Católicas, o professor universitário Juan Ambrosio, da Faculdade de Teologia da UCP, apresenta o tema ‘O Pacto Educativo Global e a relação escola –família’, seguindo-se um debate, com moderação de Gonçalo Corrêa D’Oliveira, da direção do Colégio da Boa Nova, no Estoril.

A reflexão ‘A relação, por vezes tensa, entre os pais e a escola’ vai ser apresentada por Luís Gonçalves, do Externato Marista de Lisboa, Ana Laura Pinto e a psicóloga Margarida Cordo, enquanto o debate conta com a moderação da jurista e jornalista Inês Teotónio Pereira.

A tarde do dia 29 de junho, é dedicada a “trabalhos de grupo” onde vão ser partilhadas “boas práticas e possíveis soluções” sob o tema ‘Relação Escola – Família: o ‘muro das satisfações’’.

O plenário final da VI Jornada Pedagógica para Escolas Católicas é moderado por Margarida Marrucho, da direção do Externato São Miguel Arcanjo, Lisboa, depois é apresentada uma síntese, por Jorge Cotovio, secretário-geral da APEC, e o encerramento dos trabalhos, pelas 16h35, pelo vice-presidente da Associação Portuguesa de Escolas Católicas, o padre Carlos Carvalho (jesuíta).

O portal Educris, do SNEC, informa ainda que esta jornada pedagógica dirige-se às direções, coordenadores de ciclo, professores titulares, diretores de turma e pais.

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas vai celebrar 25 anos de atividade no ano letivo 2023/24 e, no seu sítio online, o presidente da direção explica que a celebração das bodas de prata decorrerá sob a temática do Pacto Educativo Global, “desafio maior com que o Papa Francisco vem interpelando desde 2019”.

O diácono Fernando Magalhães destaca, do programa das comemorações, para além da VI Jornada Pedagógica da APEC, a VI Peregrinação das Escolas Católicas a Fátima, no dia 6 de outubro, e, em 2024, o II Congresso Nacional da Escola Católica, nos dias 9, 10 e 11 de maio.

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas conta com 127 estabelecimentos de ensino, com aproximadamente 70 mil alunos, 5500 professores e 3500 educadores não docentes.

CB/OC

 

 

Partilhar:
Scroll to Top