Vaticano: Papa apela a mundo sem armas nucleares

Francisco associa-se a conferência internacional sobre a paz

Cidade do Vaticano, 19 set 2023 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje a um mundo “livre de armas nucleares”, numa mensagem dirigida aos participantes na conferência internacional que assinala os 60 anos da ‘Pacem in Terris’, encíclica de São João XXIII.

“Um mundo livre das armas nucleares é possível e necessário”, escreveu Francisco, no documento endereçado ao cardeal Peter Turkson, chanceler da Academia Pontifícia das Ciências Sociais, e divulgado pelo Vaticano.

A mensagem sublinha que o uso da energia atómica para fins bélicos é “imoral”, considerando que “é também imoral a posse de armas nucleares”.

Citando João XXIII, que interveio perante a crise dos mísseis de Cuba, o atual Papa sustenta que as relações entre Estados devem ser reguladas “não pela força das armas, mas segundo os princípios da reta razão”, promovendo “a justiça e a cooperação vigorosa e sincera”.

Francisco alerta para o risco de uma “destruição nuclear” generalizada, convidando a refletir sobre as “implicações morais” do uso de armamento atómico.

OC

Partilhar:
Scroll to Top