Vaticano: Papa alerta para riscos de manipulação associados à inteligência artificial

Discurso entregue à Assembleia da Academia Pontifícia das Ciências defende centralidade das dimensões «humana e ética» no desenvolvimento

Cidade do Vaticano, 23 set 2024 (Ecclesia) – O Papa alertou, num texto divulgado hoje pelo Vaticano, para os riscos de manipulação da opinião pública, associados à inteligência artificial.

“Há que reconhecer e prevenir os riscos de utilização manipuladora da inteligência artificial para moldar a opinião pública, influenciar as escolhas dos consumidores e interferir nos processos eleitorais”, refere o discurso preparado e entregue aos participantes da Assembleia da Academia Pontifícia das Ciências (Santa Sé).

A audiência que estava prevista para esta manhã acabou por ser cancelada, devido a um “leve estado gripal” que afeta Francisco, segundo nota do Vaticano.

A intervenção preparada para o encontro alude aos “desafios colocados pelo progresso da inteligência artificial”, destacando que “tal desenvolvimento pode ser benéfico para a humanidade, por exemplo, promovendo inovações nos domínios da medicina e dos cuidados de saúde, bem como ajudando a proteger o ambiente natural e permitindo a utilização sustentável dos recursos à luz das alterações climáticas”.

“Como vemos, no entanto, também pode ter graves implicações negativas para a população, especialmente para as crianças e os adultos vulneráveis”, adverte o Papa.

Francisco quis sublinhar a “dimensão imutavelmente humana e ética de todo o progresso científico e tecnológico”.

A reflexão aludiu ao conceito do “Antropoceno”, popularizado pelo químico holandês Paul Crutzen

“O Antropoceno está, de facto, a revelar as suas consequências cada vez mais dramáticas para a natureza e para os seres humanos, especialmente no que diz respeito à crise climática e à perda de biodiversidade”, assinalou o Papa.

“À medida que o mundo enfrenta sérios desafios sociais, políticos e ambientais, vemos claramente a urgência de um contexto mais amplo, no qual o discurso público inclusivo é informado não só pelas diferentes disciplinas científicas, mas também pela participação de todos os componentes da sociedade”, pode ler-se.

OC

Partilhar:
Scroll to Top