Vaticano: Papa alerta para «fenómenos recorrentes» de violência e desigualdade

Francisco envia mensagem aos participantes na 45ª edição do Encontro para a Amizade entre os Povos, que inclui conferências de Durão Barroso e Miguel Poiares Maduro

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 19 ago 2024 (Ecclesia) – O Papa alertou para “fenómenos recorrentes” de violência e desigualdade, numa mensagem divulgada hoje pelo Vaticano.

“Enquanto os ventos gelados da guerra sopram, somando-se aos fenómenos recorrentes de injustiça, violência e desigualdade, bem como à grave emergência climática e a uma mutação antropológica sem precedentes, é imperativo parar e perguntar-nos: há algo pelo qual vale a pena viver e esperar?”, refere o texto, dirigido aos participantes na 45ª edição do Encontro para a Amizade entre os Povos, em Rimini (Itália), que inclui conferências dos portugueses José Manuel Durão Barroso e Miguel Poiares Maduro.

O evento, promovido pelo movimento ‘Comunhão e Libertação’, tem o tema ‘Se não estamos em busca do essencial, então o que buscamos?’, contando com conferências e iniciativas culturais, com a participação de responsáveis religiosos, da política e da sociedade civil.

Segundo a organização, a pergunta deste Meeting é “uma pergunta que tem uma dimensão pessoal e social, cultural e política, ao mesmo tempo”.

A 45ª edição do Encontro de Rimini vai decorrer de 20 a 25 de agosto.

A mensagem, enviada através do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, adverte para “a tentação do desânimo, a complexidade da crise atual e, em particular, o desafio de uma paz que parece impossível”.

“O Santo Padre exorta todos a tornarem-se protagonistas responsáveis da mudança, colaborando ativamente na missão da Igreja, para dar vida juntos aos lugares onde a presença de Cristo pode ser vista e tocada”, pode ler-se.

Desde o início do seu pontificado, o Papa Francisco exorta-nos a ler mesmo as resistências, cansaços e quedas dos homens e mulheres de hoje como um apelo à reflexão, para que o coração se abra ao encontro com Deus e cada um tome consciência de si mesmo, do próximo e da realidade”.

Foto: Meeting de Rimini

Os participantes no ‘Meeting de Rimini’ são convidados a tonar-se “mendigos do essencial.

“O valor da existência humana não está nas coisas, nos êxitos alcançados, na corrida da competição, mas antes de mais na relação de amor que nos sustenta, enraizando o nosso caminho na confiança e na esperança”, indica a mensagem.

O encontro vai contar com transmissão online e pode ser acompanhado em espanhol, inglês e italiano.

Segundo o programa, José Manuel Durão Barroso, antigo comissário europeu, vai falar a 20 de agosto, num debate sobre a desigualdade; Miguel Poiares Maduro, professor catedrático da Faculdade de Direito da UCP, vai intervir num debate sobre “parlamentarismo e democracia”, a 24 de agosto

OC

Partilhar:
Scroll to Top