Vaticano: Papa alerta para deturpações ideológicas da devoção mariana

Missa na Basílica de São Pedro assinalou festa de Nossa Senhora de Guadalupe

Cidade do Vaticano, 12 dez 2024 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje, no Vaticano, para as deturpações ideológicas da devoção mariana, falando durante a Missa que assinalou a festa de Nossa Senhora de Guadalupe.

“A tilma [manta típica], a rosa, o índio. Tudo o que se diz sobre o mistério de Guadalupe, para além disto, é mentira, é querer usá-lo para ideologias”, disse, numa breve homilia, improvisada, na Basílica de São Pedro.

Francisco realçou a simplicidade da aparição mariana ao indígena São Juan Diego, em dezembro de 1531, na colina de Tepeyac, México, assinalando que a imagem de Maria, grávida, anuncia “o nascimento do Salvador”.

O Papa acrescentou que a Vigem se apresentou como “mãe”.

“Sobre este mistério de Guadalupe, do qual infelizmente tantas ideologias quiseram tirar proveito ideológico, vêm-me à mente três coisas simples, mas que constituem a mensagem: a tilma, a Mãe e a rosa. São coisas muito simples”, insistiu.

A maternidade de Maria manifesta-se na beleza das rosas que o índio encontra e transporta; e opera o milagre de levar a fé aos corações um pouco incrédulos dos prelados”.

Francisco convidou a viver o “mistério de Guadalupe”, com confiança na presença de Maria na vida dos crentes, “nos momentos difíceis, nos momentos felizes, no quotidiana”.

“Não tenhas medo: por acaso não estou aqui, eu que sou a tua Mãe? Esta é a mensagem de Guadalupe. O resto é ideologia”, concluiu.

Na memória litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, concelebraram com o Papa centenas de sacerdotes latino-americanos, na presença de quatro mil fiéis.

A celebração foi animada pelo coro do Pio Colégio Latino-Americano, juntamente com o do Colégio Mexicano e da Capela Sistina, tendo sido encerrada ao som do cântico ‘La Guadalupana’.

OC

Partilhar:
Scroll to Top