Vaticano: Papa alerta para «catástrofe» de uma guerra atómica

Francisco adverte para risco de extinção, perante cenários de guerra no mundo

Cidade do Vaticano, 16 ago 2022 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje no Vaticano para a “catástrofe” de uma guerra atómica, perante os atuais cenários de guerra, falando durante a audiência pública semanal.

“A nossa imaginação parece cada vez mais centrada na representação de uma catástrofe final que nos vai extinguir. É o que acontece com uma eventual guerra atómica. No ‘dia seguinte’ – se ainda houver dias e seres humanos -, teremos de começar do zero. Destruir tudo, para recomeçar do zero”, alertou, numa reflexão centrada no episódio bíblico do dilúvio, relatado no Livro do Génesis.

Falando sobre o progresso científico e os “profetas da desgraça”, o Papa disse que “o símbolo do dilúvio está a ganhar terreno no inconsciente” coletivo.

“De resto, a atual pandemia coloca uma não insignificante hipoteca sobre a nossa representação despreocupada das coisas que contam, para a vida e o seu destino”, acrescentou.

A intervenção apontou à ilusão de uma “juventude eterna”, alimentada pelo “extraordinário progresso da tecnologia, que pinta um futuro cheio de máquinas mais eficientes e inteligentes”.

A catequese, inserida num ciclo de reflexões sobre a velhice, destacou que, quando se tratou de “salvar a vida da terra da corrupção e do dilúvio”, Deus confiou essa tarefa à fidelidade do mais velho de todos, Noé.

“A velhice está na posição adequada para compreender o engano desta normalização de uma vida obcecada pelo prazer e vazia de interioridade: vida sem pensamento, sem sacrifício, sem interioridade, sem beleza, sem verdade, sem justiça, sem amor”, apontou.

Francisco criticou a banalização da corrupção e da indiferença, convidando todos a cuidar “do futuro da geração que está em perigo”.

Após a catequese, o Papa saudou os peregrinos de língua portuguesa, convidando todos a “permanecerem fiéis” a Jesus.

“Ele desafia-nos a sair do nosso mundo limitado e estreito para buscarmos juntos o bem comum. Que o Espírito Santo nos ilumine para podermos levar a bênção de Deus a todos os homens. A Virgem Mãe vele sobre o vosso caminho e vos proteja”, concluiu.

OC

Vaticano: Papa reza pelas crianças, vítimas da guerra na Ucrânia

Partilhar:
Scroll to Top