Vaticano: Fundação JMJ Lisboa 2023 participou em conferência sobre a Pastoral dos Idosos

«Ninguém é demasiado velho para fazer parte desta grande família de irmãos e irmãs» – Inês Didier, Direção do Caminho23

Lisboa, 20 jun 2023 (Ecclesia) – A Fundação JMJ Lisboa 2023, através da Direção do Caminho23, participou numa conferência sobre a Pastoral dos Idosos, organizada pelo Vaticano, com responsáveis de Conferências Episcopais da Europa, para preparar o III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

“Sem o conhecimento passado de quem já o fez, não conseguimos realizar o presente. Nunca, ninguém é demasiado velho para fazer parte desta grande família de irmãos e irmãs”, disse Inês Didier, da Direção do Caminho23 do Comité Organizador Local (COL) para a JMJ Lisboa 2023, segundo informação publicada no sítio online da Jornada Mundial da Juventude.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, promoveu uma conferência sobre a Pastoral dos Idosos, com responsáveis pelas diversas Conferências Episcopais da Europa, esta segunda-feira, na preparação do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que a Igreja Católica vai celebrar no dia 23 de julho.

O Papa Francisco desafiou os jovens que se preparam para a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, a visitar os mais velhos, na mensagem para o Dia Mundial dos Avós 2023, com o tema ‘A sua misericórdia se estende de geração em geração’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1, 50).

“A vós, jovens, que estais a preparar-vos para partir para Lisboa ou que vivereis a Jornada Mundial da Juventude na própria localidade, quero dizer: antes de sair para a viagem, ide visitar os vossos avós, fazei uma visita a um idoso sozinho”, pediu o Papa, no documento que foi divulgado pelo Vaticano, no dia 15 de junho.

Nesta conferência europeia, Inês Didier assinalou que a JMJ Lisboa 2023 é um “encontro entre todos, para todos, e com todos”, destacando que os mais velhos também estão presentes nesta organização, nomeadamente, no COL onde são muitos os voluntários reformados que dão o seu tempo e conhecimento nas áreas em que são especialistas.

Segundo a Fundação JMJ Lisboa 2023, o encontro começou com o pedido do organismo da Santa Sé, às dioceses e às paróquias, para que mostrem mais gratidão e afeto com os mais velhos, referindo que os avós são “como profetas” que, desde o Batismo, evangelizam os netos.

“Podem servir nas paróquias ao participarem na formação das crianças, jovens e noivos, através da partilha da sua experiência e sabedoria”, indicou Gabriella Gambino, subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Esta responsável reforçou a necessidade de criarem incentivos que aproximem os jovens dos mais velhos, e a Conferência Episcopal Espanhola sugeriu o acompanhamento dos idosos com pouca mobilidade à Missa.

O responsável pelo setor da Pastoral dos Idosos do organismo da Cúria Romana, Vittorio Scelzo, reafirmou a importância dos jovens visitarem os idosos antes da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, à semelhança de Maria, que se levantou e partiu apressadamente ao encontro da sua prima mais velha Isabel.

O tema da JMJ Lisboa 2023 é ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39).

A JMJ nasceu após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude; é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.

CB/OC

Dias dos Avós: Papa desafia jovens que se preparam para a JMJ a visitar os mais velhos

 

 

Partilhar:
Scroll to Top