Vaticano: Francisco recebeu primeiro-ministro do Iraque

Responsáveis apelaram à proteção dos cristãos no país, quatro meses após a primeira visita de um Papa ao território

Cidade do Vaticano, 02 jul 2021 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano o primeiro-ministro iraquiano, Mustafa Al-Kadhimi, quatro meses depois de ter visitado o país do Médio Oriente.

Segundo o Vaticano, os dois responsáveis debateram a promoção da cultura do diálogo nacional, a proteção dos cristãos no Iraque e os esforços de pacificação na região.

Durante o encontro, foi lembrada a “histórica” visita de Francisco ao Iraque, que decorreu entre 5 e 8 de março, bem como “os momentos de unidade vividos pelos iraquianos”.

A Santa Sé indica ainda que as conversações abordaram “a importância de tutelar a presença histórica dos cristãos no país com medidas legais adequadas e a contribuição significativa que podem dar para o bem comum, evidenciando a necessidade de garantir a eles os mesmos direitos e deveres que os outros cidadãos”.

O Papa e o primeiro-ministro do Iraque abordaram a situação regional, observando os esforços feitos pelo país, com o apoio da comunidade internacional, “para restabelecer um clima de confiança e convivência pacífica”.

Mustafa Al-Kadhimi reuniu-se também com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e com o secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, D. Paul Richard Gallagher.

OC

Viagem do Papa Francisco ao Iraque

Partilhar:
Scroll to Top