Vaticano: Conselho de cardeais reuniu com Ucrânia, papel das mulheres e alterações climáticas na agenda

Cardeais estiveram com Papa Francisco que recebeu encorajamento pelos « incansáveis esforços» pela paz

Foto Vatican News

Cidade do Vaticano, 28 abr 2022 (Ecclesia) – O Conselho de cardeais esteve reunido no Vaticano, numa encontro terminou hoje, com a guerra na Ucrânia na agenda e um “encorajamento aos esforços do Santo padre” para a resolução do conflito.

“Refletiu depois sobre a guerra na Ucrânia e a situação sociopolítica, eclesial e ecuménica daí resultante. O Santo Padre informou sobre as várias iniciativas por ele tomadas, o Secretário de Estado e a Secretaria de Estado para a prossecução da paz. Seguiu-se um momento de reflexão entre os membros que apoiaram e encorajaram o Santo Padre nos seus incansáveis esforços para resolver o atual conflito”, pode ler-se num comunicado publicada pela Sala de imprensa da Santa Sé.

A 41ª sessão do Conselho dos cardeais, que teve início no dia 25, foi também ocasião para uma reflexão em torno das alterações climáticas e da COP27, marcada para novembro, no Egito, enunciando as “necessidades e expectativas para a COP26 de Glasgow” lançou, “com um olhar especial sobre as preocupações dos países pobres da Ásia, América Latina, África e Oceânia”.

O tema do papel das mulheres na Igreja foi desenvolvido a partir de um relatório e da percetiva pastoral da irmã Laura Vicuña, “uma mulher indígena da Amazónia, no Brasil”, pertencente à congregação da família Franciscana.

Na reunião foi ainda abordado o serviço diplomático da Santa Sé, “o papel e as atividades dos Núncios Apostólicos” e também a implementação da Constituição Apostólica Predicado Evangélio na Cúria Romana: foi sugerido “um possível processo de ações para acompanhar a implementação da nova legislação, incluindo uma avaliação das medidas tomadas e dos desafios a serem tomados”.

A 41ª sessão do Conselho dos cardeais contou com a participação do Papa Francisco e dos cardeais D. Giuseppe Bertello, D. Oscar A. Rodriguez Maradiaga, S.D.B, D. Reinhard Marx, D. Sean Patrick O’Malley, O.F.M. Cap., D. Osvald Gracias e D. Fridolin Ambongo Besungu, O.F.M. Cap. que deram contam da situação “sociopolítica e eclesial do seu continente de origem, examinando questões como a paz, saúde, pobreza, situações políticas frágeis e problemas pastorais das Igrejas locais”.

A sala de imprensa informa a ausência do cardeal Pietro Parolin devido a compromissos institucionais no México.

LS

Partilhar:
Scroll to Top